Arapiraca

[Vídeo] População comparece a desfile cívico pelos 98 anos de Emancipação Política de Arapiraca

A presença ou não de tropas militares no desfile fez pairar uma certa polêmica ao clima festivo, mas os militares acabaram participando das comemorações

Por 7Segundos 23/10/2022 22h10 - Atualizado em 24/10/2022 14h02
[Vídeo] População comparece a desfile cívico pelos 98 anos de Emancipação Política de Arapiraca
Desfile teve início por por volta das 16h30 e seguiu até a noite deste domingo (23) - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Foi uma tarde de domingo de muito calor e muita expectativa para a população de Arapiraca. Pela primeira vez, após a pandemia, o desfile cívico comemorativo ao aniversário de emancipação política do município seria realizado.

A festa foi antecipada para este domingo (23), em virtude do 2° turno das eleições para presidente da república e governador de estado, marcadas para o dia de 30 de outubro, data oficial da Emancipação Política de Arapiraca. Mesmo assim, a população lotou as calçadas e arquibancadas montadas para receber o público.

Desfile contou com a participação de 19 instituições. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Durante todo o dia, havia uma expectativa muito grande em relação a uma informação que se propagou nas redes sociais: a presença ou não no desfile das guarnições da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros Militar, representadas pelo 3° BPM e 7° GBM, respectivamente.

Assim que chegou ao local do desfile, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, foi cumprir o cerimonial da festa. Ele caminhou pela Rua 30 de Outubro até encontrar a tropa do Tiro de Guerra do Exército. Luciano Barbosa passou a tropa em revista e seguiu em direção ao local onde estavam algumas viaturas da Policia Militar com os respectivos militares do lado de fora, de prontidão, também aguardando a presença do prefeito.

Luciano Barbosa ao lado secretário de governo, Vytor Ferro, aguardando o comando da guarnição para fazer revista à tropa da PM. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

No local, Luciano Barbosa esperou pela presença do Comandante das guarnições da PM por alguns minutos, e como isso não aconteceu, ele acabou retornando a pé para o palanque oficial sem passar a tropa da PM em revista.

Ao chegar o palanque oficial, em entrevista coletiva para a imprensa, Luciano Barbosa comentou o assunto e disse que não esperou pela chegada dos respectivos comandos das tropas da Policia Militar para não atrasar mais o desfile.

Luciano Barbosa ressaltou também que não era uma festa politica e sim o aniversário de uma cidade, por isso ele estranhou a notícia que circulou sobre disse esse “boicote” ao desfile que haveria por parte da PM, dizendo que isso nunca existiu antes na história das comemorações de emancipação politica do município.

Luciano Barbosa disse que a Policia Militar de Alagoas sempre foi parceira do município e os militares que comandam a instituição são sempre bem-vindo ao desfile comemorativo do aniversário da cidade.

Apesar da polêmica, as guarnições do 3° BPM acabaram desfilando e receberam os aplausos da população e do próprio prefeito Luciano Barbosa, além de outras autoridades presentes.

PM comparece ao desfile e Rocam faz demonstração ao público. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Luciano Barbosa esteve acompanhado no palanque oficial, pelo senador Rodrigo Cunha, candidato ao governo de Alagoas, de Millane Hora, esposa de Rodrigo Cunha, e do filho, Daniel Barbosa, deputado federal eleito em 2022.

Ao todo, 19 instituições desfilaram pelas ruas 30 de Outubro e Estudante José de Oliveira Leite, Centro da cidade, com destaque para as bandas fanfarras das escolas da rede municipal de ensino, além de escolas convidadas. Veja como foi o desfile assistindo o vídeo abaixo: