Arapiraca

Arapiraca se aproxima do centenário como polo de desenvolvimento no Estado

Atacado, Varejo e Serviços são os setores econômicos que mais se desenvolvem atualmente

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 29/10/2022 08h08
Arapiraca se aproxima do centenário como polo de desenvolvimento no Estado
Concatedral - Foto: Divulgação

Arapiraca já foi conhecida como capital brasileira do fumo, já teve a segunda maior feira livre do país e atualmente se consolida como polo de desenvolvimento econômico no interior de Alagoas. A série do 7Segundos sobre o aniversário de 98 anos de emancipação política de Arapiraca fala hoje sobre o presente e o futuro da aconomia do município.

Atualmente com aproximadamente 234 mil habitantes, Arapiraca é a segunda cidade mais populosa de Alagoas e a nona no interior do Nordeste. No entanto, de acordo com estimativa da prefeittura cerca de um milhão de pessoas, oriundas de outros municípios do interior e até de municípios vizinhos convergem para a Capital do Agreste para trabalhar, estudar, fazer compras, ou mesmo que transitam em direção a outros destinos.

Se o fumo - responsável pela fortuna das famílias ricas de Arapiraca - e a feira livre perderam importância econômica nas últimas décadas, o município passou a atrair a atenção pela força de seu comércio varejista e atacadista e também pelo setor de serviços.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira, atribui parte do sucesso desses setores à localização geográfica de Arapiraca, que além de estar no centro de Alagoas, estaria a meio caminho das demais capitais nordestinas, contribuindo para que se tornasse um pólo de distribuição atacadista.

"A potencialidade da localização estratégica torna a cidade um polo de desenvolvimento, sempre atraindo as outras cidades para cá. Da nossa parte, fazemos políticas públicas voltadas para proporcionar cada vez mais condições para os empreendedores se desenvolverem. Nós trabalhamos para que Arapiraca, que está próximo de chegar ao centenário, para consolidar esse polo de desenvolvimento como uma referência para o Nordeste e também fomentar, de maneira muito forte, o setor da inovação e de serviços, que hoje é um dos setores mais fortes. Não podemos esquecer do turismo também. Arapiraca é uma cidade cheia de possibilidades", declarou a secretária.

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, afirma que a cidade passou por mudanças econômicas nas últimas décadas, que ele atribui ao perfil empreendedor dos arapiraquenses.

"A nossa cidade mudou muito nas últimas décadas, em grande parte devido a força econômica do comércio, que desde sempre atraiu moradores de outros municípios. O empreendedorismo está no sangue dos filhos de Arapiraca, desde os comerciantes de fumo, passando pelos feirantes e chegando até hoje com o comércio como um grande responsável pelo desenvolvimento econômico do município. Grande parte dos empreendedores de hoje são os filhos dos empreendedores do passado", declarou.

Wilton Malta afirma que apesar da importância do varejo e do atacado para a economia, o setor merece mais atenção e mais apoio do poder público. "Arapiraca poderia ter ainda mais força econômica dentro de Alagoas, se os gestores público tivessem um olhar mais atento e estivesse mais dispostos a resolver os problemas e atender as necessidades dos empresários, além de melhorar a infraestrutura básica e também a social, que são necessárias para desenvolver a população e a economia por consequência", ressaltou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca, Antônio Bento, também enfatizou o perfil dinâmico e empreendedor como responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade. "Arapiraca cresceu com essa virtude, de pessoas trabalhadoras e com uma visão diferenciada que possibilita ao nosso município estar sempre um passo a frente das outras cidades do interior. Nós já nos tornamos um centro de distribuição para todo o Nordeste e temos ainda outros passos a trilhar, como a criação de um novo distrito industrial e de um porto seco, que iria desenvolver ainda mais a nossa cidade".