Educação

Estudantes da rede municipal de Penedo são avaliados sobre fluência em leitura

Para a análise de desempenho consideram-se três critérios: precisão, velocidade ou automaticidade, prosódia

Por 7Segundos 03/11/2022 12h12 - Atualizado em 03/11/2022 12h12
Estudantes da rede municipal de Penedo são avaliados sobre fluência em leitura
Semed de Penedo avalia estudantes sobre fluência em leitura - Foto: Assessoria

Entender e saber interpretar textos é fundamental para o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, por isso a capacidade de ler palavras, pseudopalavras e textos na escola, de forma fluida e no ritmo adequado, é analisada regularmente.

Nesse modelo de avaliação, geralmente aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta.

Além disso, o estudante deverá ser questionado sobre o conteúdo do texto que leu. “A avaliação diagnostica o percurso de desenvolvimento dos estudantes e possibilita às equipes pedagógicas a criação de planos didáticos que consolidam as aprendizagem de cada criança e os avanço dos indicadores da rede municipal”, explica Keith Guimarães, coordenadora do Programa Escola 10 na Semed Penedo.

Os resultados são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino, de acordo com diferentes perfis: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura.

“Ainda este ano, teremos as últimas avaliações do Programa Tempo de Aprender e a prova SAVEAL que é o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas. Com dados dos resultados dessas avaliações, poderemos traçar estratégias e ações para o ano letivo de 2023, além de analisar o desempenho dos estudantes em relação à leitura e identificar os impactos causados ainda pela pandemia”, informa o Secretário Municipal de Educação, Luciano Barros Lucena.