Arapiraca

Secretário de Defesa Social, Enio Bolivar, apresenta cartilha voltada para a prevenção de golpes contra o idoso

Apresentação foi realizada com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e representantes de entidades e instituições de apoio e defesa do idoso

Por 7Segundos 03/11/2022 17h05 - Atualizado em 03/11/2022 18h06
Secretário de Defesa Social, Enio Bolivar, apresenta cartilha voltada para a prevenção de golpes contra o idoso
Cartilha trem o objetivo de esclarecer os tipos de golpes dados no público idoso - Foto: Divulgação

Foi apresentada no início da tarde desta quinta-feira (03), na sala de reuniões da prefeitura de Arapiraca, no Centro Administrativo Antônio Rocha, uma cartilha educativa voltada para a prevenção de golpes contra a pessoa idosa, especialmente os golpes financeiros.

O secretário municipal de Defesa Social de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar, deu detalhes ao Portal7Segundos sobre a cartilha. O secretário disse que junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), os conselhos de proteção ao Idoso, sindicatos, e todos os entes que cuidam dos idosos, além da Comissão da OAB de Proteção ao Idoso todos presentes à reunião, foi dado início a esse trabalho de aplicação desta cartilha que vai ter um formato educacional, para que o idoso se proteja.

O secretário Enio Bolivar explicou ainda que durante a reunião desta tarde, várias propostas foram lançadas.

“Decidimos não vamos ficar somente nas cartilhas, vamos avançar para vídeos explicativos e inserções nas rádios, os meios televisivos também, então a ideia é chegar ao máximo de conhecimento desses idosos. Nós temos pelo menos 350 idosos assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e esse pode se tornar um grande projeto de Arapiraca , podendo alcançar não somente os idosos assistidos pela secretaria, mas todas as pessoas idosas que possam ter sido vítimas de golpe ou que possam ser vítimas futuramente”, disse.

Coronel Enio Bolivar, secretário municipal da Ordem Pública. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Secretário Enio Bolivar afirmou ainda que espera a redução de vítimas desses golpes, quer seja o golpe do cartão, quando alguém se apresenta para dar uma ajuda na hora de sacar o dinheiro no caixa eletrônico, o golpe do web namoro, onde o idoso ou a idosa, por meio de grupos sociais, vai em busca de um relacionamento amoroso e termina caindo em golpe financeiro e até sendo vítima de violência física também. Isso sem contar com o golpe do falso sequestro, muito comum hoje em dia, quando alguém liga dizendo que está de posse de um parente oi finge se passar por alguém próximo do idoso e pede uma transferência financeira, e na verdade é golpe.

Além da prevenção, o secretário afirmou ainda que a ideia é trabalhar o antes, o durante e o depois e explicou como isso vai funcionar.

“O objetivo também é que os idosos que foram vítimas desses golpes possam fazer a denúncia em algum canal criado com essa finalidade para que isso possa ficar registrado e a gente posa qualificar o tipo de golpe aplicado e a quantidade de golpes aplicados, isso para que as polícias Militar e Civil consigam chegar a esses criminosos, porque esses golpes são aplicados geralmente por quadrilhas especializadas. Então, a política de assistência voltada para o idoso hoje é de suma importância aqui no município de Arapiraca e o prefeito Luciano Barbosa já deu o aval para que a gente avance nesse projeto, que deve contar também com participação da sociedade civil organizada, denunciando e atuando juntamente com os órgãos municipais”, finalizou o secretário.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, afirmou que essa parceria com a Secretaria de Ordem pública será muito importante para o público idoso atendido pelas políticas públicas de assistência social.

“Hoje nós temos nove grupos que envolvem 350 idosos e mais um termo de colaboração com a Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca, envolvendo o trabalho com 40 idosos desta associação. Então, esse projeto veio trazendo essas orientações de golpes que são muito frequentes entre os idosos, deles serem acometidos nesse tipo de crime, é uma maneira de nós agirmos para proteger nossos idosos e que eles conheçam melhor quais são essas modalidades de crime”, afirmou Fabrícia Galindo.