Política

Lira consulta PT sobre derrubar MP de Guedes e Campos Neto que atende bancos

Medida Provisória foi encaminhada ao Congresso no dia 5 de julho e o prazo de validade se esgota na próxima semana

Por CNN 09/11/2022 06h06
Lira consulta PT sobre derrubar MP de Guedes e Campos Neto que atende bancos
Artur Lira - Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), consultou na manhã desta terça-feira (8) interlocutores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de deixar caducar uma Medida Provisória formulada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Trata-se da MP 1128, que permite que os bancos deduzam na determinação do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) perdas com créditos não pagos por clientes.


A MP foi encaminhada ao Congresso no dia 5 de julho.

Nesta terça, Lira se reuniu com lideranças da oposição na residência oficial da Câmara dos Deputados em Brasília e se posicionou contrário a MP por entender, segundo parlamentares presentes, que ela favorece os bancos e prejudica os clientes.

O presidente da Câmara disse ainda que o governo Bolsonaro apoiava a medida, mas que se o governo eleito se posicionasse contra ela, não a colocaria para votar o que na prática a derrubaria. Isso porque seu prazo de validade se esgota na semana que vem e o texto ainda precisa passar pelo Senado.

Os petistas ficaram de consultar a coordenação da equipe de transição, assim como outros itens da pauta em novembro e dezembro uma vez que Lira deixou claro que só colocará para votar o que atender simultaneamente o governo atual e o eleito.