Economia

Prefeitura cria Lei de Inovação para o fomento do empreendedorismo local

Objetivo é estimular, organizar e apoiar uma rede qualificada de ambientes de inovação

Por 7Segundos com Assessoria 10/11/2022 16h04
Prefeitura cria Lei de Inovação para o fomento do empreendedorismo local
Iniciativa deve contribuir para o desenvolvimento econômico do município - Foto: Assessoria

A força motriz do município arapiraquense é o comércio, ele contribui diretamente para o crescimento econômico e culmina na vinda de novos negócios, no turismo e na geração de emprego e renda.

E foi pensando nesses efeitos, que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), criou a minuta da Lei de Inovação, que visa o empreendedorismo inovador a partir de um tríplice hélice entre Gestão Municipal, Universidades e Iniciativa Privada.

De acordo com a secretária Rosa Lira, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, estimular, organizar e apoiar uma rede qualificada de ambientes de inovação, tendo como missão a potencialização do empreendedorismo são os principais pontos a serem elencados pela Lei de Inovação.

“Empreender, na nossa cidade, é algo que já nasce nas veias do povo, e a gente visa potencializar esse tino nas pessoas. Essa lei fortifica e estimula aqueles que têm ideias inovadoras e ainda não colocaram em prática. Dar a eles essa margem de pensamento, de que tem algo novo a oferecer é o que a gente tem pretendido, com o intuito de ampliar os horizontes empregatícios e as possibilidades de construção de ambientes favoráveis e empreendedores em Arapiraca”, apontou a secretária.

Ainda segundo ela, com a tríplice hélice é visada as seguintes possibilidades:

– Aceleração de empresas;– Ambientes promotores de inovação;– Ambiente regulador experimental;– Bônus tecnológico;– Empresas startups;– Instituições científicas, tecnológicas e de inovação;– Parques tecnológicos e muito mais.

A proposta é que essa minuta esteja pronta nos próximos 15 dias, sendo ela apreciada pelo prefeito Luciano Barbosa e votada pela Câmara de Vereadores, para que seja, consecutivamente, posta em prática.