Brasil

Cardume gigante impressiona e faz água “ferver” no Araguaia; vídeo

Piracema, período de reprodução dos peixes, começou em novembro e segue até o final de fevereiro. Cardume no rio Araguaia chamou atenção

Por Metrópoles 11/11/2022 11h11
Cardume gigante impressiona e faz água “ferver” no Araguaia; vídeo
Peixes - Foto: Reprodução/Instagram

O período da piracema, em que os peixes estão em processo de reprodução, começou neste mês de novembro e já produziu imagens impressionantes. Um cardume gigante chamou a atenção no rio Araguaia, em Goiás, mais precisamente no povoado de São José dos Bandeirantes, em Nova Crixás (GO).

Um homem que passava pelo local fez imagens de uma quantidade imensa de peixes acasalando em uma parte rasa do rio. A agitação dos peixes na água chega a fazer bastante barulho e faz parecer que o rio está “fervendo”.

“Vai ser bonito lá longe. Dá uma olhada. É lindo demais, que fartura Araguaia velha, diferenciado”, afirmou o homem enquanto fazia as imagens.

Fuga do predador:

O guia de pesca João Severino, conhecido como Lavaginha, vive no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, e conhece bem o rio. Ele explicou que os peixes procuram locais mais rasos para acasalar por serem mais seguros. Além disso, o nível do rio está baixo.

“Esses peixes vão mais para o raso em defesa, porque o boto come muito esse tipo de peixe”, explicou o pescador.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás (Semad), o período da piracema vai de 1º de novembro até o final de fevereiro. Nesse intervalo a pesca é crime e acarreta em prisão e multa, de acordo com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.