Geral

Professora aposentada relembra quando deixou carreira de chacrete ao se apaixonar por alagoano

Abigail Jatobá foi uma das primeiras assistentes de palco do Chacrinha, antes do programa de televisão

Por Vilceia Melo 12/11/2022 07h07 - Atualizado em 12/11/2022 07h07
Professora aposentada relembra quando deixou carreira de chacrete ao se apaixonar por alagoano
Abigail Jatobá trabalhou com o Chacrinha quando morou no RJ - Foto: 7Segundos

Filha de mãe pernambucana e pai americano, Abgail Nunes Jatobá, 78 anos, nasceu em São Paulo. Na década de 50 a paulistana esteve na Terra dos Marechais para visitar parentes e se apaixonou por um alagoano. A mulher que sempre foi independente e teve a visão além do seu tempo, deixou a carreira de professora de dança e de chacrete quando o Chacrinha ainda não tinha programa de televisão em nome do amor. Pra conhecer mais de perto essa curiosa história, o 7Segundos foi até a casa de Abigail no centro comercial de Arapiraca, no Agreste alagoano.

A casa de Abigail Jatobá é umas das poucas que resistiu ao desenvolvimento do comércio local. A residência fica localizada na Rua do Sol- local onde se concentra o maior número de estabelecimentos que vendem produtos no atacado.

Fomos recebidos por uma mulher de estatura mediana com batom vermelho nos lábios e brincos grandes rosados. A blusa decotada e os acessórios que emolduravam o rosto, realçavam a beleza que agora carrega as marcas do tempo que retratam a sua história.

O pai de Abigail trabalhava em um empresa de engenharia e veio para o Brasil construir igrejas e foi assim que conheceu a esposa. Logo após o casamento e o nascimento da única filha ele faleceu precocemente acometido de febre tífóide. A mãe de Abigail não quis permanecer na capital paulista e retornou para Garanhuns, sua terra natal.

Depois a família migrou para Alagoas e ela estudou em Viçosa, Arapiraca e Maceió, mas os estudos nunca estiveram como prioridade em sua vida. Sua paixão mesmo era a dança.

"Desde muito jovem eu amava dançar. Participava dos bailes da escola, em clubes e depois me profissionalizei em Tango, Bolero e outras ritmos quando morei no Rio de Janeiro". contou.

Foi nessa época ela participou de um concurso de dança para fazer parte dos shows que o Chacrinha realizava em várias cidades e também em uma chácara que pertencia ao apresentador de calouros.


Abigail mora na Rua do Sol, em Arapiraca 

"Ele era maravilhoso. Era um pai pra gente. Se preocupava e cuidava das dançarinas como se fossem filhas. Quando algumas das meninas estava namorando o Chacrinha queria conhecer e saber se era uma pessoa de bem", revelou.

Abigail Jatobá disse que durante alguns anos trabalhou ao lado do Chacrinha mas o destino iria promover um encontro com o homem que mudaria completamente a destino dela.

"No período que não tinha shows lá no RJ eu vinha para Alagoas visitar minha mãe. E nesse ano fui a um baile no Clube dos Fumicultores e encontrei o Ednaldo Jatobá. Ele ficou encantado com o jeito que eu dançava e me pediu pra eu ensinar alguns passos da dança. Eu e acabei me apaixonando por ele e após três meses de namoro já estávamos casados", revelou.

Abigail disse que foi amor à primeira vista. Ela não teve dúvidas em abandonar o posto de chacrete, terminar um namoro com um sargento da Marinha do RJ e passar o resto de sua vida ao lado do grande amor da vida dela.

O casamento da ex-chacrete e Ednaldo Jatobá durou 51 anos até o falecimento dele há oito anos. Eles tiveram um filho, Stefano Charles que atualmente tem 53 anos e mora com a mãe.

Depois de casada, Abigail não deixou a vida artística de lado. Ela se tornou atriz e participou de muitas peças teatrais ao lado do amigo José de Sá.

Também se formou em pedagogia e psicologia. Lecionou em várias escolas municipais até a aposentadoria. 

" Eu nunca me arrependi de ter deixado a minha carreira artística no Rio de Janeiro. Valeu muito a pena porque Ednaldo era meu amigo e companheiro pra todas as horas. E o mais importante : nunca impediu que eu vivesse meus sonhos", finalizou.