Baixo São Francisco

Polícia Civil vai cooperar com a Prefeitura de Penedo para coibir abandono de animais

Medidas visam reduzir o abandono de animais no município, principalmente cavalos

Por 7Segundos com Assessoria 17/11/2022 19h07
Polícia Civil vai cooperar com a Prefeitura de Penedo para coibir abandono de animais
Medidas visam reduzir abandono de cavalos, com aplicação das penalidades legais - Foto: Secom/PMP

O Delegado Regional da Polícia Civl em Penedo, Rômulo Andrade, recebeu nesta quinta-feira (17), dois representantes da Prefeitura de Penedo para desenvolver ações conjuntas relacionadas ao abandono de cavalos e outros equinos no município.

O governo Ronaldo Lopes foi representado na agenda de trabalho pelo Secretário Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada), Rogério José da Silva, e pelo Superintendente de Iluminação Pública Ricardo Araújo, ex-secretário municipal de Agricultura.

A cooperação entre a Polícia Civil de Alagoas e a administração municipal prevê acompanhamento da força de segurança nas apreensões realizadas pela Semada e a realização de cadastro, do animal e seu proprietário, inclusive com imagens.

Em caso de comprovação de abandono do animal, a liberação só ocorrerá por meio de ordem judicial, com o responsável respondendo legalmente pelo ato classificado como contravenção penal.

Outra medida a ser implantada é a realização de exame de anemia e de mormo nos animais, com a realização do devido procedimento sanitário para cada diagnóstico.

Além disso, o curral para onde os animais apreendidos terá mais segurança para evitar furto e eventuais arrombamentos da cerca de arame farpado na área mantida pela Semada.