Meio ambiente

FPI resgata 48 animais em situação de cativeiro irregular no Alto Sertão de AL

Apreensões ocorreram durante operação realizada em Água Branca e Delmiro Gouveia

Por 7Segundos com Assessoria 21/11/2022 17h05
FPI resgata 48 animais em situação de cativeiro irregular no Alto Sertão de AL
48 animais silvestres em cativeiro e em situação de maus-tratos foram resgatados - Foto: Waldson Costa

A equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, resgatou, nesta segunda-feira (21), 48 animais silvestres que estavam em cativeiro irregular e em situação de maus-tratos.

As maiores apreensões ocorreram em dois pontos na zona rural de Água Branca e Delmiro Gouveia que são suspeitos de comercializar ilegalmente animais silvestres.

Ação promoveu o resgate de vários pássaros silvestres. Foto: Waldson Costa 

Durante a ação foram resgatados pássaros das espécies galos-de-campina, sábias, azulão, rolinha fogo-pagou, tico-tico, papa-capim, colerinho e jabutis.

“Quem quiser criar animais silvestres precisa de uma licença ambiental ou ter a nota fiscal que comprove aquisição legal. Com ela, é possível comprar e criar animais legalmente. Animais que não são tirados da natureza, mas sim, que já nascem e crescem em cativeiros. Ou seja, que são próprios para criação em cativeiro”, explica o coordenador da equipe Fauna da FPI, Adalberto Souza.

Os animais resgatados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres montado exclusivamente para a FPI do São Francisco.
Na ocasião, foram lavrados três autos de infração. Sendo dois por cativeiro e um por maus-tratos somando multa de R$ 17 mil.