Geral

Prefeito Júlio Cezar e Marx Beltrão entregam sistema de tratamento de efluentes do Hospital Santa Rita

A cerimônia de entrega aconteceu nesta segunda-feira (21)

Por 7 Segundos 22/11/2022 09h09 - Atualizado em 22/11/2022 11h11
Prefeito Júlio Cezar e Marx Beltrão entregam sistema de tratamento de efluentes do Hospital Santa Rita
Sistema de tratamento de efluentes em Palmeira - Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (21), foi realizada a cerimônia de inauguração do Sistema de Tratamento de Efluentes do Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios.

O Novo sistema vai substituir as fossas do hospital e terá uma drenagem para limpar a água utilizada. Essa água será aplicada na limpeza e higiene do hospital.

Estiveram presentes na ocasião diversas autoridades, como o Prefeito Júlio Cezar, o Deputado Federal Marx Beltrão, o Secretário de Saúde de Palmeira Jânio Marques, e Pedro Gaia o gestor do hospital.

A equipe do Portal 7 Segundos esteve no local e entrevistou os convidados.

O prefeito Júlio Cezar destacou que poucos hospitais possuem o tratamento dos resíduos e que se trata de uma tecnologia inovadora:

“É a pauta, é agenda do dia. A discussão do meio ambiente, o uso correto dos resíduos principalmente com a natureza. O hospital tá pensando a frente. São poucos os hospitais do Brasil que tem tratamento dos seus resíduos. o Dr Pedro pensou a frente e colocou aqui uma tecnologia nova, inovadora. O hospital botou um pezinho no século 22 e você imagina o que nós ainda podemos fazer. Temos tempo, temos parceria, o que nos une é mais forte do que qualquer coisa que pudesse nos separar e a gente vai continuar trabalhando, entregando uma obra que o mundo inteiro na Cop 27 está discutindo que é a questão climática, do meio ambiente, da poluição do lençol freático, das nascentes. O hospital tá em dia com essa agenda em relação ao meio ambiente. São poucos hospitais em Alagoas e no Brasil que tratam seus resíduos”.

O gestor do hospital Pedro Gaia destaca que a obra é de grande importância para a cidade de Palmeira:


“Estamos entregando um novo equipamento no Hospital Santa Rita que é a usina de tratamento dos efluentes e isso é de grande importância para a cidade de Palmeira. Nós estamos entregando uma obra de grande valor para o hospital e para Palmeira. Estamos de parabéns, vamos começar trabalhar pelo hospital e pela cidade”.

O secretário de Saúde de Palmeira Jânio Marques afirma que a obra é um ganho para o meio ambiente e para a população:


“Hoje estamos entregando uma obra que está tratando primeiramente da natureza pro meio ambiente e consequentemente tratando de todos nós. Tratar 60 mil litros de água por dia é um grande ganho. Você imagina todo esse resíduo colocado nos esgotos e a partir de agora está sendo tratado. O hospital realmente está de parabéns, uma grande gestão do Dr Pedro Gaia em conjunto com a prefeitura municipal de saúde, com também o Deputado Marx Beltrão e o prefeito Júlio Cezar”.

Para o vereador Pedrinho Gaia a obra vai oferecer mais conforto e comodidade para a população:


“É um dia mais importante, o hospital novamente entregando mais uma obra importante para a cidade, uma obra que às vezes não é muito vistosa para a população, mas é muito útil para o hospital. Para o hospital oferecer a população mais conforto e mais comodidade no tratamento dos pacientes. É um dia muito feliz, quando a gente recebe aqui no hospital o prefeito Júlio Cezar que é um grande parceiro do hospital junto com o deputado Marx Beltrão que já garantiu novos recursos para o hospital, a emenda do deputado também colocou recursos para fazer uma nova UTI Neo Natal e promete durante esses dois novos anos que vem pela frente colocar recursos sempre com o teto cheio aqui no hospital o que faz com que o hospital tenha mais segurança para continuar os dois anos administrando aqui a frente do hospital levando sempre melhorias para a população Palmeirense”.

O Engenheiro Marcius Palmeira responsável pela obra destaca que o sistema implantado no hospital é uma tecnologia inovadora:


“Primeiro quero agradecer a confiança da empresa, ao deputado Marx Beltrão e ao prefeito Júlio Cezar por essa iniciativa extremamente importante. Na fala anterior ele comentou sobre o meio ambiente, mas se a gente fizer uma reflexão , meio ambiente está ligado a saúde, é direto não é indireto. Se eu melhoro a qualidade de um despejo eu melhoro a qualidade do corpo de água. Se eu melhoro a qualidade do corpo d’água eu melhoro a qualidade das pessoas que tem contato com aquele corpo d’água. Então é sempre uma cadeia. O sistema que foi implantado no hospital é um sitema de membranas nanos cerâmicas. Imagine falar em nanotecnologia, a gente tá falando aqui de uma tecnologia que está entre as 10 maiores do planeta, não é uma tecnologia simples, é uma tecnologia que tem a sua alta performance mas precisa entender que ela é simples de operar”.

Já o Deputado Federal Marx Beltrão falou sobre a obra e sobre novos investimentos para a cidade de Palmeira nos próximos anos

"Primeiro eu queria parabenizar o gesto do prefeito Júlio Cezar de ter me procurado junto com o provedor do Hospital Pedro Gaia pedindo recursos para o hospital Santa Rita. O hospital que sempre atendeu o povo Palmeirense e a gente naquela oportunidade foi um recurso de 7 milhões e meio onde tá aqui um investimento feito que é toda a questão do tratamento dos afluentes a questão ambiental aqui do hospital e daqui a alguns dias a gente vai tá inaugurando a outra parte que está sendo usada com esse recurso que é a uti neo natal que vai salvar a vida de crianças de vários bebês.

Esse investimento que tá sendo feito aqui que foi idealizado pelo Pedro Gaia foi solicitado pelo prefeito Júlio me engradece como parlamentar e é pelo bem do povo de Palmeira. E eu tô sempre a disposição para atender os pedidos do prefeito Júlio Cezar e também do provedor Pedro Gaia.

A gente já estava numa reunião já pensando nos investimentos para o ano de 2023 e para o ano de 2024 pensando o hospital já dois anos à frente. Logo mais a gente vai tá anunciando no outro momento anunciando mais investimentos pra o hospital Santa Rita para que o hospital cresça cada vez mais trazendo novos procedimentos de média e alta complexidade para atender toda a população de Palmeira. Eu vou continuar colocando recursos aqui em Palmeira já estou colocando as emendas para o ano que vem para atender a cidade com atenção básica com a prefeitura e a média e alta complexidade com o Hospital Santa Rita”.