Baixo São Francisco

Festa Mumbaça Cultural exalta a cultura negra em comunidade quilombola de Traipu

Abertura foi na tarde desta sexta-feira (25) e programação prossegue até o domingo (27) com atividades culturais e esportivas

Por 7Segundos 25/11/2022 17h05
Festa Mumbaça Cultural exalta a cultura negra em comunidade quilombola de Traipu
Programação inclui atividades esportivas e culturais - Foto: Divulgação

Em sua 14ª Edição, a Mumbaça Cultural teve início na tarde desta sexta-feira (25) na comunidade quilombola Mumbaça, zona rural de Traipu, município do Baixo São Francisco. A festa tem o objetivo de fortalecer os laços com a cultura negra e reforçar a identidade da população com os ancestrais negros e a luta por igualdade e contra o racismo.

A abertura foi com um desfile cívico pelas ruas da comunidade que contou com a participação de várias escolas da rede pública municipal de Traipu, incluindo as escolas da própria comunidade Mumbaça e outras comunidades quilombolas da região, como a Uruçu, além também de escolas convidadas até de outras comunidades quilombolas de Alagoas.

O secretário de Cultura de Traipu, Manuel Oliveira, o Bié, informou que na edição de 2022 a festa presta uma homenagem à tradicional Banda do Maestro Antonio Basílio, da cidade de Traipu, que pela primeira puxou o desfile cívico, que também contou com a participação da Banda do 3º BPM de Arapiraca, fazendo o encerramento do desfile.

Ainda segundo Bié, a programação do Mumbaça Cultural conta também com a apresentação de um grupo de capoeira e de um grupo da Comunidade Quilombola Muquém, de União dos Palmares, além de uma peça teatral que será encenada por um grupo de Quebrangulo, além da quadrilha junina Pisadinha, que também irá se apresentar.

Desfile cívico da Mumbaça Cultural. Foto: divulgação

Na edição de 2022 a Mumbaça Cultuial apresenta o tema “Os Legados Continuam”.

“Trata-se de uma homenagem a todas as pessoas que lutaram para que a festa pudesse ser realizada até hoje, incluindo também aquelas pessoas que já nos deixaram e partiram para outro plano espiritual”, destacou Manuel Oliveira, que lembrou também que a festa apresenta o lema: Por Amor à Cultura, Nossas Raízes e uma Sociedade Antirracista.

A Mumbaça Cultural é promovida pela Associação Clube de Jovens Senhor dos Pobres, da própria comunidade. A programação, que se estende até o próximo domingo (27), conta ainda com a realização de eventos esportivos, como os campeonatos de Futsal e de Futebol de Campo Quilombola, e os Jogos de Saia, onde os rapazes da comunidade, casados e solteiros, se enfrentam numa partida de futebol usando trajes femininos, tradição que se mantém e sempre garante um ar mais descontraído ao evento.

“A festa é realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, com desfile cívico envolvendo as escolas municipais e com está acontecendo na atual gestão municipal do prefeito Lucas Santos, o Mumbaça Cultural está contando com o apoio integral da Prefeitura de Traipu, na pessoa do prefeito Lucas Santos e da vice-prefeita Marcela Santos, além da presidência do Conselho Gestor do Município, na pessoa de Marcos Santos e Juliana Kümmer”, explicou Bié.

O Mumbaça Cultural conta também com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Esportes de Alagoas, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) e Ganga Zumba Alagoas.,

Confira a programação de abertura da Mumbaça Cultural 2022: