Meio ambiente

FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia

Durante a fiscalização foi constatado, de maneira geral, falta de manutenção e de canaletas de drenagem, além de vegetação em excesso

Por 7Segundos com Assessoria 28/11/2022 17h05
FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia
Condições estruturais das barragens foram verificadas durante inspeção - Foto: Assessoria

Para preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Alagoas, a 11° edição da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) vistoriou, nesta segunda-feira (28), três barragens localizadas na zona rural de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano.

De acordo com técnicos e especialistas, nenhuma delas está na eminência de rompimento. Porém, os três reservatórios estão com vegetação excessiva e não estão tendo manutenção continuada e adequada.

O geógrafo Luciano Lopes Lima, que integra a Equipe de Recursos Hídricos da FPI do São Francisco, explicou que a fiscalização tem como meta verificar o direito de uso dos Recursos Hídricos, como os problemas visuais existentes, para que os responsáveis pelas barragens adotem medidas para saná-los.

"Manter as vistorias e a manutenção periódica das barragens é muito importante para avaliação das condições do barramento, assim permitindo um nível de segurança adequado", ressaltou Luciano Lopes.

Inspeção verificou níveis de segurança das barragens. Foto: assessoria

Na ocasião, os técnicos que participaram da fiscalização constataram que os problemas encontrados nas três barragens são praticamente os mesmos.

O analista ambiental do Ibama, Alberto Santana, frisou que lâminas d'água em áreas do semiárido e caatinga, além de contribuir para dessedentação de animais silvestres e domésticos, possuem papel regulador da umidade relativa do ar, de temperatura e ajuda na evapotranspiração das plantas.

Participaram da inspeção integrantes do Ministério Público Estadual, das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas e Delmiro Gouveia, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).