Saúde

Termina nesta quarta-feira (30) segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em AL

Prazo final para declarar a vacinação perante a Adeal vai até 15 de dezembro

Por 7Segundos com 7Segundos com Adeal 29/11/2022 17h05 - Atualizado em 29/11/2022 17h05
Termina nesta quarta-feira (30) segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em AL
Além de vacinar, o criador também deve fazer a declaração da vacinação - Foto: Adeal

Termina nesta quarta-feira (30), o prazo para o criador vacinar o seu rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação teve início no dia 01 de novembro.

A meta estabelecida pela Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) era a de imunizar 100% do rebanho alagoano dentro da faixa etária incluída.

Nesta fase da campanha, a vacinação ficou restrita apenas a animais na faixa etária de zero a dois anos de vida, o que corresponde a pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos, segundo estimativa da Adeal.

Após a vacinação, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação, seja através do site da Adeal ou fazendo o agendamento de uma visita pelo criador.

O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.

Para estimular a vacinação, a equipe técnica da Adeal realizou o acompanhamento de vacinações assistidas em propriedades rurais estratégicas do estado.

Reta Final


A procura pela vacina nos últimos dias fez algumas lojas de produtos agropecuários reforçarem seus estoques. O prazo para emitir a declaração de vacinação vai até o dia 15 de dezembro.

O presidente da Agência e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciano Barros, explicou que o proprietário que não realiza a vacinação fica impedido de vender seus animais e de transportar o rebanho, com possiblidade de serem multados caso sejam flagrados pela fiscalização.

“Caso ele não vacine e nem declare a vacinação, o criador fica inadimplente e pode ocorrer, nesse caso, dificuldade na comercialização porque ele não vai poder tirar a guia de transporte animal (GTA) e isso prejudica a venda dos animais, podendo também acarretar em multa de até R$931,00”, afirmou Luciano Barros.

O presidente da Adeal informou ainda que para o Estado se manter atingindo os índices de vacinação exigidos pelo Ministério da Agricultura, é necessário que o criador faça a parte dele e vacine o seu rebanho. Segundo ele, na última campanha de vacinação, realizada em maio de 2022, o índice alcançado foi superior a 97,6%, considerado muito importante porque, de acordo com o planejamento feito pelo MAPA, em 2026 a meta é que Alagoas alcance o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, concluiu.

Primeira Etapa


Com um índice de cobertura vacinal superior a 97%, a Adeal comemorou o sucesso da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa do ano de 2022, onde foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado.