Meio ambiente

Reaproveitamento de geobags por agricultores em Arapiraca é finalista em "oscar" do saneamento

Projeto Agreste Rural é desenvolvido pela Agreste Saneamento

Por 7Segundos com Agreste Saneamento 30/11/2022 13h01
Reaproveitamento de geobags por agricultores em Arapiraca é finalista em 'oscar' do saneamento
Reaproveitamento de geobags reduzem custo e uso de defensivos agrícolas em - Foto: Agreste Saneamento

O reaproveitamento de geobags - após uso em estações de tratamento (ETAs) - por mais de 40 agricultores familiares de Arapiraca, colocou a Agreste Saneamento como uma das finalistas do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento, considerado o "oscar" do setor.

Geobags são bolsas filtrantes, fabricadas em malha de prolipropileno, que são utilizadas nas ETAs de Arapiraca e São Brás, para desidratar o lodo. Após o uso, o material que precisaria ser descartado, causando impacto ambiental, passou a ser doado aos agricultores familiares no projeto Agreste Rural, realizado em parceria com a prefeitura de Arapiraca.

Os produtores rurais utilizam as mantas para a proteção do solo na produção de hortaliças, leguminosas e frutas, auxiliando na retenção de nutrientes e redução de pragas e doenças, provocando uma redução de custos para os agricultores, uma vez que reduz a necessidade de utilização de agroquímicos.

O uso dos geobags tiveram eficácia comprovada, conferindo ao Agreste Rural importante função social, de acordo com Rafaela Santoro, supervisora de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, em Alagoas.

“Ações como essa demonstram que é possível trabalhar de forma eficiente e responsável para com o meio ambiente e a sociedade. A Agreste Saneamento entende esses conceitos e estimula junto aos colaboradores que sejam pensadas iniciativas como essa que possibilita toda uma cadeia de benefícios para a comunidade e o meio ambiente, tornando o processo de tratamento de água 100% sustentável”, pontua.

Para Rafaela, ter seu projeto como finalista da premiação mais importante do saneamento no Brasil “é um reconhecimento de um trabalho coletivo que perpassa por várias áreas e pessoas, mostrando que todo o esforço está valendo a pena. Nós ficamos felizes”.