Segurança

[Vídeo] Forças da segurança pública simulam resgate de reeducando no Presídio do Agreste

Exercício de simulação faz parte de uma capacitação realizada com agentes da segurança pública no Estado

Por 7Segundos 02/12/2022 07h07 - Atualizado em 02/12/2022 15h03
[Vídeo] Forças da segurança pública simulam resgate de reeducando no Presídio do Agreste
Agentes de Segurança Pública se passando por criminosos durante simulação de resgate de reeducando no Presídio do Agreste - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Tiros, bombas e gritos ecoaram durante a noite desta quinta-feira (01) em frente ao Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano: “Perdeu, a cadeia tá dominada, a cadeia tá dominada!!!”

Foi o que se viu e ouviu quando o presídio foi cercado por um grupo armado com o objetivo de fazer o resgate de um reeducando, mas apesar do alto grau de realismo nas ações, tudo não passava de um exercício de simulação realizado pelas forças da segurança pública em Alagoas, representadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A simulação marcou o encerramento das atividades relativas ao 5º Estágio de Plano de Defesa, realizado com o objetivo de fortalecer e elevar o nível de estratégia e de combate a ações consideradas de alta complexidade, principalmente em presídios.

A capacitação teve início na segunda-feira (28) e contou com a participação de 28 alunos, sendo 15 policiais penais, 9 policiais militares, 1 policial civil e 3 policiais rodoviários federais. Durante o curso, os alunos receberem instruções sobre gerenciamento de crises, assalto a bancos, tentativa de fuga e de resgate a reeducandos em presídios, além de rebeliões.

Momento de interceptação da fuga na rodovia AL-220. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O objetivo é fazer com que os alunos, que são integrantes das forças de segurança pública, elaborem planos de defesa e contenção de ações criminosas, levando em consideração a dinâmica empregada durante a ação prática.

O diretor do Presídio do Agreste, Rodrigo Lima, ressaltou a importância do exercício simulado.

“É uma maneira de manter nossos agentes preparados para a tomada de decisões e medidas complexas e urgentes em casos como este que foi representado aqui”, destacou.

O exercício de simulação também foi realizado simultaneamente no Presídio Baldomero Cavalcante, em Maceió. Acompanhe o exercício simulado realizado no Presídio do Agreste no vídeo abaixo: