Arapiraca

[Vídeo] Psicóloga orienta pais de crianças pretas contra traumas provocados pelo racismo

Patrícia Dantas explica que preconceito e violências raciais podem marcar crianças pretas

Por 7Segundos 11/12/2022 07h07 - Atualizado em 11/12/2022 07h07
[Vídeo] Psicóloga orienta pais de crianças pretas contra traumas provocados pelo racismo
Psicóloga e psicopedagoga Patrícia Dantas fala sobre o racismo na infância ao 7Segundos - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Não é mimimi e nem frescura, o racismo estrutural é um das características da sociedade brasileira que precisa ser eliminada o quanto antes. O uso de expressões que incluem palavras como escuro, preto ou negro para se referir a qualidades ou características ruins precisa ser banido do vocabulário. Essas expressões e tantas outras atitudes, hábitos e ideias racistas enraizadas na estrutura social vem afetando gerações e gerações de pessoas pretas, desde o período esravagista até os dias atuais.

A psicóloga e psicopedagoga infantojuvenil Patrícia Dantas afirma que, mesmo nos dias atuais, em que a era da informação ajuda as pessoas a se informarem e identificarem melhor as situações de racismo estrutural, as crianças pretas continuam sendo afetadas de forma permanente ao precisar lidar, desde muito cedo e continuadamente, com o preconceito e a violência de raça. 

Em entrevista para o 7Segundos, a profissional mostra como as crianças pretas processam as falas e atitudes racistas que ocorrem no ambiente escolar e em sociedade, além de explicar o papel dos pais para tentar minimizar os traumas e o estresse sofridos pelos filhos

Patrícia Dantas também destacou a importância da conscientização para os Direitos Humanos - cujo dia internacional é celebrado neste 10 de dezembro -  que defende que todas as pessoas são portadoras de direitos e devem ser respeitadas e ter dignidade independente de raça, gênero, sexo, religião, entre outras distinções. 

Acompanhe a entrevista:


Serviço:

O que:
Como lidar com o racismo na infância
Como:
Pelos conselhos da psicóloga e psicopedagoga infantojuvenil Patrícia Dantas
Contato:
(82) 9.9615-2152
Instagram:
@patriciadantaspsi