Comunidade

Vereadora realiza reunião com protetores e protetoras de animais em situação de abandono

Dra. Fany ressaltou que a sociedade civil organizada também deve lutar por essa causa

Por 7segundos com assessoria 14/12/2022 09h09 - Atualizado em 14/12/2022 16h04
Vereadora realiza reunião com protetores  e protetoras de animais em situação de abandono
Vereadora realiza reunião com protetores e protetoras de animais em situação de abandono - Foto: Assessoria

A vereadora Fany Gabriella (MDB) esteve reunida com um grupo de protetores e protetoras de animais em situação de abandono para discutir ações e projetos que podem ser desenvolvidos pelo município e empresas parceiras que contribuam para minimizar os problemas enfrentados  pelas pessoas que se dedicam a esta causa. 

Durante o encontro, a vereadora Dra. Fany ouviu as demandas e os problemas que os protetores enfrentam diariamente e que dificultam a manutenção da proteção aos pets. Os relatos da maioria das protetoras que participaram da reunião são semelhantes: o amor à causa animal é maior do que a condição financeira que elas têm para manter os cães e gatos que retiram das ruas.

Dona Marilene da Silva mora no bairro Guaribas e afirmou que já retirou das praças e ruas muitos animais doentes, atropelados e desnutridos. Atualmente ela mantém 100 animais dentro da própria casa. A única fonte de renda para comprar ração, remédios e material de limpeza é a aposentadoria dela e do marido.

"O que a gente ganha não dá para pagar as despesas com os animais. Minha dívida na loja de ração só cresce mas eu não posso deixar os bichinhos com fome. E os que eu cuido eu não tenho coragem de doar. Sou muito feliz com todos eles”, afirmou a protetora.


A vereadora discutiu sugestões que podem contribuir para a redução da população de cães e gatos para que eles não fiquem circulando pelas ruas e venha provocar um problema de saúde pública. 

A parceria com faculdades de medicina veterinária; redução de impostos para as empresas que contribuam com doação de alimentos; criação de uma rede de adoção, entre outras sugestões,  foram debatidas durante a reunião.

Os protetores reconhecem a importância da iniciativa da Prefeitura de Arapiraca em executar o Projeto Meu Amigo Pet pois contribui na redução dos gastos financeiros com a realização de exames e  castração dos animais. 

"Mas só essa ação não é suficiente. É fundamental a a implantação de outras políticas públicas em defesa dos cães e gatos que vivem abandonados nos logradouros públicos", afirmou um protetor. 

A vereadora Dra. Fany se comprometeu em defender no plenário da Câmara Municipal Indicações e Projetos de Lei que venham assegurar os direitos desses animais. 

"A reunião foi muito produtiva e todos estão dispostos a contribuir ainda mais nessa causa tão justa e honrosa que é a proteção dos animais de rua. Precisamos que a sociedade civil organizada se junte nesta luta para que Arapiraca se torne referência nacional nos cuidados aos animais abandonados", finalizou Dra. Fany.