Alagoas

[Vídeo] Após dez anos, professor lança livro de como sobreviveu em alto mar no litoral de Alagoas

Na época Daniel Ferreira tinha 22 anos e se salvou apenas com uma boia de isopor e uma corda, além da fé em Deus que o guia até os dias de hoje

Por 7Segundos 10/01/2023 12h12 - Atualizado em 10/01/2023 16h04
[Vídeo] Após dez anos, professor lança livro de como sobreviveu em alto mar no litoral de Alagoas
Daniel Ferreira lança livro sobre sua sobrevivência no mar de Alagoas - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Daniel Ferreira sobreviveu a mais tenra situação que alguém poderá passar ao ser levado pela correnteza da Foz, no trecho em que o rio São Francisco desagua no Oceano Atlântico, para as profundezas do mar. Este fato aconteceu no final do ano de 2012 e dez anos depois ele lança o livro "Há Esperança na Profundidade - Uma história real de fé e sobrevivência", pela editora Literando.

São 100 páginas de uma história surpreendente, arrepiante e milagrosa. O relato de Daniel Ferreira, professor de matemática, escritor e palestrante arapiraquense é impressionante porque não há notícias de alguém e até mesmo pescadores do Litoral Sul de Alagoas que tenham sobrevivendo ao ser levado pela correnteza do rio em direção ao oceano.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CMBAL) afirmou que de 1º de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023 foram registrados 33 atendimentos de casos de afogamentos nas praias do litoral alagoano e no rio São Francisco, do Sertão à Foz. Dois corpos foram resgatados do rio no município de Piranhas, entre os estados de Alagoas e Sergipe, na primeira semana de Janeiro deste ano.

O caso de Daniel ocorreu justamente no final de 2013 em pleno período de Réveillon, em que dezenas e até mesmo centenas de pessoas se afogam em barragens, rios e no mar. Ele reconhece que ficou encantado com a beleza da natureza do encontro do rio com o oceano e se jogou, literalmente, de corpo e alma na desembocadura. Mas, o fato foi mesmo real, traumatizante. Amigos e familiares já tinham perdido a esperança de encontrá-lo com vida. No entanto, a mãe de Daniel nunca duvidou que ele sobreviveria. Ela estava certa. Ela estava com Deus. Na fé e na esperança.

Junto com Daniel estavam apenas uma boia de isopor pequena e uma corda fina. Apenas, se não fosse a presença de Deus durante as eternas seis horas, quais ele passou nas águas salgadas e perigosas, no município de Piaçabuçu, já na divisa com o estado de Sergipe. Mas, ele foi levado pelas águas para o estado sergipano na região de Pacatuba, na Praia Ponta dos Mangues. Foi lá, que ele conseguiu chegar à praia e ser socorrido por um casal de pescadores.

"Nunca fui acolhido com tanto amor por pessoas que não me conheciam e me deram o acolhimento na casa humilde deles e que só Deus poderá explicar o que aconteceu", disse Daniel Ferreira.

Mais detalhes desta história de sobrevivência no mar você saberá na entrevista que ele concedeu ao 7Segundos, na tarde da quinta-feira (5), em Arapiraca. Veja abaixo: