Polícia

[Vídeo] Simulação de abordagem da PM que resultou na morte de Marcelo Leite vai ajudar polícia a confrontar versões

Delegados agora vão aguardar o laudo do IC para chegarem a uma conclusão sobre o caso

Por 7Segundos 17/01/2023 07h07 - Atualizado em 17/01/2023 14h02
[Vídeo] Simulação de abordagem da PM que resultou na morte de Marcelo Leite vai ajudar polícia a confrontar versões
Veículo do empresário e viaturas da PM posicionados para a reprodução simulada - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A reprodução simulada da abordagem policial que resultou na morte do empresário arapiraquense Marcelo Leite, 31 anos, foi realizada na noite desta segunda-feira (16) num trecho da rodovia AL-220, próximo ao 3º BPM, local da ocorrência, registrada na madrugada do dia 14 de novembro de 2022.

O tráfego de veículos na AL-220 precisou ser interrompido por aproximadamente 2 Km para que os trabalhos pudessem ser realizados. A reprodução simulada teve início por volta das 20h00 e foi concluída pouco depois da meia-noite.

Tráfego foi interrompido e desviado na AL-220 para reprodução simulada. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Populares e a imprensa puderam acompanhar os trabalhos, mas à distância. Além dos peritos criminais, somente os delegados, os advogados dos militares e da família do empresário e os três delegados responsáveis pela investigação do caso, tiveram acesso ao local onde tudo aconteceu, além dos seis policiais militares do Pelopes (Pelotão de Operações Policias Especiais) do 3ºBPM, envolvidos diretamente na ocorrência policial.

Algumas testemunhas também foram ouvidas. Os trabalhos se deram seguindo um critério. Primeiro, as testemunhas e os policiais militares eram ouvidos separadamente pela autoridade policial. Após esses depoimentos, é que eles iam até ao local onde o carro do empresário e as duas viaturas do Pelopes se encontravam na rodovia para informar, cada um de acordo com a sua versão, a posição em que os veículos estavam no momento em que tudo aconteceu e como se deu a abordagem. O trabalho dos peritos é analisar se tudo o que foi dito em depoimento pode ser comprovado tecnicamente.

Amigos do empresário fizeram um ato simbólico de protesto durante a simulação. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Marcelo Leite morreu após passar cerca de 20 dias internado em hospitais de Alagoas e de São Paulo depois de ter sido alvejado por um tiro de fuzil durante uma abordagem policial ocorrida na madrugada do dia 14 de novembro de 2022. Um relatório da PM registrando o caso apontou que o empresário teria ignorado uma ordem de parada dos militares após ele ter passado em alta velocidade por um quebra-molas na AL-220, dirigindo seu veículo.

Ainda segundo a versão dos policiais militares, Marcelo também teria reagido, atirando contra a guarnição, e por esse motivo, teria havido o revide por parte dos policiais. A PM também divulgou a foto da arma que teria sido usada por Marcelo no dia da ocorrência. Os advogados da família do empresário negam que Marcelo estivesse armado. Amigos do empresário foram ao local da reprodução simulada usando camisas com a foto de Marcelo e faixas para pedir justiça.

Populares e profissionais da imprensa se posicionando para acompanhar os trabalhos. Foto: Giovanni Luiz-7segundos

Segundo o delegado Igor Diego, novo Diretor da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), que também acompanhou a reprodução simulada, o próximo passo agora é aguardar a finalização do trabalhos dos peritos criminais e a emissão do laudo para que os delegados designados para as investigações cheguem a uma conclusão sobre o caso. Ainda de acordo com o delegado, não há um prazo determinado para a emissão do laudo por parte do IC (Instituto de Criminalística), mas em conversa com os peritos, ele acredita que esse prazo não deva ultrapassar os dez dias. Assista à reportagem em vídeo logo abaixo: