Mundo

Vítima de violência sexual consegue gravar em segredo confissão do seu estuprador

Apesar da prova, o veredito não foi unânime

Por 7Segundos com Terra 17/01/2023 13h01
Vítima de violência sexual consegue gravar em segredo confissão do seu estuprador
Vítima de violência sexual consegue gravar em segredo confissão do seu estuprador - Foto: Reprodução

Uma mulher na Escócia conta que divulgou o áudio da confissão do seu estuprador para mostrar como os agressores podem "manipular suas vítimas".

Ellie Wilson tem 25 anos e gravou Daniel McFarlane confessando seus crimes ao colocar seu celular para gravar dentro da bolsa. McFarlane foi considerado culpado de duas acusações de estupro e condenado a cinco anos de prisão, em julho do ano passado.

Wilson afirma que, mesmo com as descrições em áudio e por escrito apresentadas no tribunal, o veredito não foi unânime.

Os ataques ocorreram entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, quando McFarlane era estudante de medicina na Universidade de Glasgow, na Escócia.

Wilson dispensou o anonimato e, desde o julgamento, vem atuando em defesa de vítimas.

Wilson era estudante de política e atleta campeã da universidade na época dos abusos que sofreu. E, na primeira quinzena de janeiro de 2023, ela publicou no Twitter o áudio de uma conversa com McFarlane, gravada secretamente um ano depois dos ataques.

Na gravação, ela pergunta: "você não percebe como eu me sinto péssima quando você diz 'eu não estuprei você' quando você estuprou?"

McFarlane responde: "Ellie, nós já definimos que eu fiz isso. As pessoas que eu preciso que acreditem em mim, acreditam em mim. Vou dizer a verdade para eles um dia, mas não hoje."

Questionado como ele se sente sobre o que fez, ele respondeu: "Eu me sinto bem por saber que não estou na cadeia."

O tuíte de Wilson superou 200 mil visualizações. Em entrevista à BBC Escócia, ela afirmou que publicou a gravação porque muitas pessoas estavam questionando quais provas ela tinha para conseguir a condenação por estupro.

Ela conta que a reação foi "preponderantemente positiva", embora uma pequena minoria tenha sido muito desagradável. E que, mesmo com a gravação da confissão postada online, algumas pessoas ainda disseram "ele não fez isso".