Fatalidade

[Vídeo] Motorista de coletivo atropela cadela e revolta moradores do bairro Planalto em Arapiraca

O animal estava na rua e ficou debaixo do ônibus, mas não teve como se livrar do atropelamento e morreu no local

Por 7Segundos 25/01/2023 11h11 - Atualizado em 25/01/2023 15h03
[Vídeo] Motorista de coletivo atropela cadela e revolta moradores do bairro Planalto em Arapiraca
Cadela é atropelada por transporte coletivo em Arapiraca - Foto: Reprodução

Um motorista de uma empresa de transporte coletivo, que não teve a identificação revelada, atropelou uma cadela e matou a cadela no final da tarde de segunda-feira (23), no bairro Planalto em Arapiraca. As imagens do atropelamento foram recolhidas pelos moradores e repassadas ao 7Segundos na terça-feira (24).

Uma moradora que preferiu manter o anonimato relatou que a dona da cadela ficou em estado de choque e até hoje está sem acreditar no que aconteceu.

"Estamos revoltados com esse crime que aconteceu aqui no bairro e estarrecidos de como uma pessoa pode fazer uma coisa dessa, porque olhando o vídeo a gente vê que ele viu o animal na rua e passou e não parou o ônibus", disse a mulher.

Outro morador afirmou ao portal que ouviu o 'grito' do animal e quando saiu à rua só viu o ônibus passar e a cadela morta. "Até as fezes do animal ficaram expostas", ressaltou ele.

"Foi uma cena chocante e estamos aqui com esta imagem na cabeça e sem acreditar no que aconteceu de verdade. Não se faz isso com um animal indefeso. Isto é um crime", disse.

O triste episódio aconteceu por volta das 17h40 de segunda-feira na Rua Renato Marques de Brito, no bairro Planalto. O vídeo ao qual o 7Segundos teve acesso foi repassado para uma pessoa responsável da empresa e disse que a orientação da mesma é a de que os motoristas respeitem qualquer tipo de situação e sigam todos os procedimentos de respeito no trânsito ao trafegarem com os veículos da viação.

O responsável informou, ainda, que a empresa conversou com o motorista e ouviu a versão dele sobre o ocorrido a respeito da morte do animal. E que o motorista pediu desculpas e ficou triste pelo que aconteceu.

"Ele disse que buzinou para o animal sair da rua, mas não percebeu que ele teria ido parar embaixo do ônibus porque o veiculo é alto e só ouviu uma pancada embaixo do ônibus e ouviu os 'gritos' do animal, mas já tinha passado por cima e lamenta muito pelo o que aconteceu e está muito triste e que não teve a intenção de matar o animal", disse.

O Portal 7Segundos decidiu postar o vídeo apenas no Instagram, mas alerta que as imagens são fortes. 


Projetos de Lei - PL

Em Arapiraca, existe um projeto de lei de 2021, de autoria do vereador Túlio Freire (PP), que dispõe sobre a criação de Abrigo Municipal de Cães e Gatos, no âmbito do município, e dá outras providências. O parágrafo único afirma que "considera-se em estado de sofrimento o animal submetido à dor ou a estresse físico ou mental. Leia a íntegra do projeto aqui. 

Já na capital do estado, em Maceió, a vereadora Teca Nelma (PSD), protocolou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados em na capital alagoana. Motoristas de veículos automotor, ciclomotor, motocicleta ou bicicleta, na ocasião do acidente, devem socorrer imediatamente o animal ou solicitar auxílio da autoridade pública. Conheça a site da vereadora aqui.

“Não existe legislação específica que cobre providências ao autor de atropelamento de animais. Combater a omissão de socorro é uma forma, até mesmo, de evitar novos acidentes”, disse a vereadora sobre o caso. Sobre a omissão de socorro, o projeto prevê infração e o pagamento de R$ 1 mil e o dobro do valor em caso de reincidência. A lei segue em tramitação da Câmara Municipal de Maceió.