Cultura

[Vídeo] Cavalgada da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho segue com destino à Arapiraca

Cavaleiros e amazonas partiram de Bom Conselho-PE na manhã desta terça-feira (31)

Por 7Segundos 01/02/2023 19h07
[Vídeo] Cavalgada da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho segue com destino à Arapiraca
Cavalgada chega em solo arapiraquense - Foto: Divulgação/Acesa

A expectativa é grande! Os cerca de 170 cavaleiros e amazonas que partiram nesta terça-feira (31) da cidade de Bom Conselho, interior de Pernambuco, com destino à cidade de Arapiraca, trazendo a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira do município arapiraquense, estão próximos de cumprirem sua missão de tradição e fé.

Após a missa celebrada na manhã desta terça-feira, os cavaleiros e amazonas partiram em direção ao Distrito de Rainha Izabel, ainda em Bom Conselho, onde almoçaram, descansaram e partiram em direção ao município de Palmeira dos Índios, local de pernoite da comitiva.

Os cavaleiros e amazonas partiram na manhã desta quarta-feira (01) bem cedo de Palmeira dos Índios para o Povoado Coité das Pinhas, município de Igaci, onde almoçaram..

Por volta das 14h00 também desta quarta-feira, a comitiva deixou Coité das Pinhas e partiu em direção ao Povoado Vila Sâo José, antiga Lagoa do Rancho, já em território arapiraquense. Após pernoitarem na localidade, todos partem na manhça desta quinta-feira (02) da Vila São José, passando pelo Sítio Bom Nome, com destino ao bairro Massaranduba, onde os participantes da cavalgada almoçam.

A saída dos cavaleiros e amazonas em direção à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, Centro de Arapiraca, está prevista para às 15h00 deste dia 02 de fevereiro. Por onde a cavalgada passa, enquanto os integrantes almoçam, descansam e pernoitam, a imagem da Santa fica guardada na igreja da localidade.

A expectativa é pela chegada da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho na Concatedral por volta das 16h00 desta quinta-feira, quando a padroeira é saudada pelos fiéis que se concentram, ao longo da parte final do trajeto de Bom Conselho até Arapiraca.

A Cavalgada da Padroeira refaz o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André, que em meados do século XIX trouxe de Bom Conselho, em PE, uma imagem de uma santa encomendada por ele para presentar a sua esposa. Pela imagem ter vindo de Bom Conselho, passou a ser chamada pelos moradores de Arapiraca, de Nossa Senhora do Bom Conselho, sendo eleita, dessa forma, a padroeira do município.

A Cavalgada da Padroeira, que este ano chega à sua 20ª edição, presta essa homenagem à história e à fé da comunidade católica arapiraquense. A realização e da Acesa - Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca, mais parceiros. O percurso de cerca de 100 Km e é feito sempre com um aparato estrutural montado para atender tanto aos cavaleiros e amazonas, como também aos animais, com paradas para descanso, refeições e pernoite.