Saúde

Hospitais de Arapiraca anunciam suspensão de cirurgias eletivas pelo SUS

Secretaria de Estado da Saúde informou que repasses estão agendados para hoje

Por 7Segundos 06/02/2023 17h05 - Atualizado em 06/02/2023 18h06
Hospitais de Arapiraca anunciam suspensão de cirurgias eletivas pelo SUS
Hospital Chama - Foto: Divulgação

Dois dos principais hospitais de Arapiraca suspenderam, nesta segunda-feira (6), as cirurgias através do SUS pelo programa do Mais Saúde, do Governo de Alagoas, deixando centenas de alagoanos do Agreste, Sertao e Baixo São Francisco desassistidos.

O diretor médico do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, José Ulisses Pereira da Silva, encaminhou uma Comunicação Interna informando sobre a suspensão dos procedimentos.

“Com o objetivo de manter o pleno funcionamento das cirurgias de urgência, venho informar que a partir do dia 08/02/2023 os procedimentos de ‘Cirurgia Geral’ do SUS e do Programa Mais Saúde estarão suspensos por tempo indeterminado. Os pacientes que buscarem este hospital para realização de procedimentos já agendados, deverão ser orientados a retornar ao seu cirurgião para reagendamento”, diz trecho do comunicado.

O Complexo Hospitalar Manoel André, mais conhecido como Hospital Chama, encaminhou uma nota de esclarecimento aos pacientes explicando que a paralisação se deu por causa de débitos por parte do Governo do Estado, oriundos dos atendimentos de alta complexidade, neste caso especificamente, do setor de Oncologia desta Unidade Hospitalar, referente aos meses de Junho a Dezembro de 2022.

“Foram enviados todos os esforços para evitar essa situação, porém infelizmente não obtivemos êxito, haja vista tratar-se de serviço cujo custo com materiais/medicamentos, manutenção de máquinas, profissionais médicos, colaboradores e demais despesas decorrentes do serviço de Oncologia é demasiadamente alto, não restando alternativa senão, infelizmente, a suspensão desses serviços”, diz trecho da nota.

Ainda segundo o hospital, a paralisação é de conhecimento do Ministério Público Estadual, bem como da Secretaria de Saúde de Arapiraca e Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas.

Tendo em vista o tamanho do prejuízo das referidas suspensões para os usuários SUS da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas, o Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesau, que informou que os repasses em atraso estão programados para esta segunda (6). Confira nota completa:

A Secretaria de Estado inicia a regularização dos pagamentos aos Hospitais Regional e Chama, ambos localizados em Arapiraca.

Hoje mesmo está prevista a transferência de valores para essas instituições.

A Sesau vai adotar medidas, nos próximos dias, para liberar recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e assim liquidar as pendências. A Sesau reafirma seus indissociáveis compromissos com a vida e o bem estar da sociedade alagoana.