Mundo

Deputado filho de brasileiros deverá passar pelo conselho de ética da Câmara dos EUA

George Santos diz não estar preocupado com possível investigação e com parlamentares que pedem sua renúncia

Por 7Segundos com CNN Brasil 07/02/2023 21h09
Deputado filho de brasileiros deverá passar pelo conselho de ética da Câmara dos EUA
George Santos, deputado republicano eleito nos EUA - Foto: Wade Vandervort/AFP/Getty Images

É esperado que o deputado republicano de Nova York, George Santos, enfrente uma investigação do Comitê de Ética da Câmara, que pode inviabilizar sua já ameaçada carreira política, dependendo das descobertas.

O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, disse inicialmente à CNN “sim” quando perguntado se o deputado está sob investigação do Comitê, algo que até mesmo os republicanos reconhecem que pode levar à sua expulsão do Congresso, caso o painel apresente evidências de irregularidades.

No entanto, McCarthy posteriormente esclareceu suas observações, e disse que queria dizer que Santos é objeto de reclamações do Comitê de Ética.

“Há perguntas. Espero que eles sejam respondidas”, disse ele quando perguntado se esperava que o painel investigasse George Santos.

Até agora, McCarthy não pediu a renúncia de Santos, dizendo que seu destino deveria ser decidido pelos eleitores. Porém, ele tem sugerido cada vez mais que a investigação ética da Câmara pode mudar sua postura em relação ao deputado, que vem de um distrito indeciso que o presidente Joe Biden venceu por oito pontos em 2020.

“A Ética está avançando e, se encontrar algo, vamos agir”, disse McCarthy à CNN na terça-feira (7), quando questionado sobre os pedidos de demissão. “No momento, não estamos permitindo que ele esteja em comitês do ponto de vista das questões que surgiram.”

George Santos renunciou voluntariamente a dois comitês da Câmara, embora McCarthy e seus aliados inicialmente tenham concedido a ele as vagas. McCarthy disse mais tarde que tinha “novas perguntas” ao deputado, mas se recusou a dizer quais eram, indicando que concordava com a decisão de Santos de renunciar a esses painéis.

Até agora, George Santos, que enfrenta uma lista crescente de questões sobre as finanças de sua campanha, tem sido desafiador, insistindo que continuará a servir na Câmara.

Na terça-feira, o deputado disse à CNN que “não está preocupado” com a investigação ética da Câmara ou com os constituintes de Nova York pedindo sua renúncia.

“Você está dizendo que a liberdade de expressão dos meus eleitores é uma distração para o meu trabalho? Você acha que as pessoas são uma distração para o trabalho que estou fazendo aqui?”, disse ele

Mas até mesmo alguns colegas calouros do republicano dizem que é hora dele renunciar.

“Como eu sempre disse, acho que ele deveria renunciar e realmente fazer um balanço de si mesmo e começar a ser honesto, não apenas com as pessoas a quem serve, mas consigo mesmo”, disse o deputado Marc Molinaro.