Saúde

Hospital de Emergência do Agreste investe em qualificação dos servidores na assistência aos usuários

A formação continuada dos profissionais é fundamental para que a maior unidade hospitalar do interior de Alagoas funcione corretamente

Por 7Segundos com Assessoria 08/02/2023 16h04 - Atualizado em 08/02/2023 16h04
Hospital de Emergência do Agreste investe em qualificação dos servidores na assistência aos usuários
Integrantes do NEP do HEA traçam cronograma de cursos para servidores e, desse modo, qualificar assistência aos pacientes - Foto: Assessoria

Os integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Centro de Estudos do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão preparando a programação de cursos e treinamentos para serem ofertados aos servidores da unidade hospitalar ao longo de 2023. O objetivo é investir na formação continuada dos profissionais que atuam no maior hospital público do interior de Alagoas, assegurando assistência ágil, qualificada e humanizada aos usuários dos 46 municípios que residem na II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Para isso, os técnicos do NEP estão visitando os diversos setores da instituição para conversar com os profissionais, captando deles a real necessidade das equipes multidisciplinares que atuam em cada coordenação. Segundo o coordenador do NEP do HEA, o fisioterapeuta João Paulo Albuquerque, esta busca ativa é primordial para que os servidores apontem as necessidades e escolhas em nome do desenvolvimento profissional.

“Fazemos estas visitas para entender quais os efeitos positivos que os cursos podem oferecer para cada servidor e setor. Temos um ano intenso com muitos cursos, palestras e capacitações, mas que só serão importantes se estiverem em sintonia com as necessidades de cada setor e que possam, realmente, fazer a diferença em termos de conhecimento para os profissionais. Nosso objetivo é possibilitar que eles possam aplicar o conhecimento adquirido não só no Hospital de Emergência do Agreste, mas, também, em outros trabalhos e na vida pessoal”, explicou João Paulo Albuquerque.

O coordenador do NEP do HEA salientou que a formação continuada dos profissionais é fundamental para que a engrenagem da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas funcione corretamente. “Para os servidores, aprender com a educação permanente faz com que os serviços oferecidos na instituição hospitalar sejam ainda melhores e isso resulta em uma melhor assistência voltada para os usuários”, salientou o coordenador do NEP.

Acompanhado pelo médico Jean Rafael e pelo enfermeiro Jean Marinho, presidente e vice do Centro de Estudos do HE do Agreste, respectivamente, João Paulo se reuniu com o diretor médico do HE do Agreste, médico Vanderly Oliveira, para apresentar os primeiros resultados das reuniões nos setores. “O trabalho de educação permanente é essencial dentro do hospital. Na área da saúde o desenvolvimento é constante. Nunca paramos de estudar. Os cursos são ofertados de forma gratuita e, assim, valorizamos nossos profissionais que adquirem mais conhecimento”, disse o diretor médico do HEA.

Cursos


Mais de 800 profissionais foram capacitados em 2022, por meio de atividades educacionais oferecidas pelo NEP do HEA. Foram oferecidas palestras, treinamentos e atividades sobre humanização e acolhimento, curso de Libras e comunicação inclusiva, cujos os temas fizeram parte da programação oferecida pelo HE do Agreste.

“É um trabalho realizado para servidores e que beneficia também os usuários dos serviços oferecidos pelo Hospital de Emergência do Agreste. A gente valoriza demais a abnegação dos profissionais que se dedicam aos cursos, palestras e treinamentos e também valorizamos a participação dos servidores, que lotam as salas de aula, com o intuito de aprender mais, em se qualificar e continuar colaborando para que o HEA continue sendo referência em humanização e acolhimento”, disse Bárbara Albuquerque, gerente da unidade hospitalar.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a capacitação permanente dos servidores é fundamental para assegurar um atendimento qualificado. “Esta é uma das nossas diretrizes: fomentar a formação continuada de todas as equipes multidisciplinares que atuam em nossa Rede Hospitalar”, salientou o gestor da saúde estadual.