Baixo São Francisco

[Vídeo] 1ª Jornada Pedagógica Trakto de Penedo é aberta com a presença de conceituados palestrantes

Murilo Gun e Pedro Paulo Luz falaram sobre motivação e autocontrole emocional como aliados para a evolução pedagógica

Por 7Segundos 15/02/2023 07h07
[Vídeo] 1ª Jornada Pedagógica Trakto de Penedo é aberta com a presença de conceituados palestrantes
Murilo Gun foi um dos palestrantes na noite de abertura do evento - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Foi aberta no início da noite desta terça-feira (14) no Centro de Convenções e Eventos de Penedo, antigo Cine São Francisco, a 1ª Jornada Pedagógica realizada pela plataforma Trakto Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, primeiro município alagoano a aderir e utilizar as ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Trakto voltadas para a educação.

Tendo como apresentador o renomado ator e produtor cultural alagoano Chico de Assis, o evento contou em sua primeira noite com a presença de palestrantes conceituados nacionalmente, como o alagoano Pedro Paulo Luz, que falou sobre a importância da motivação como ferramenta essencial para a criatividade na educação.

"Nós temos que estar motivados e encontrar algo em nós mesmos que possa nos despertar em relação a isso", disse Pedro Paulo Luz.

Palestrante Pedro Paulo Luz. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Quem também subiu ao palco do Centro de Convenções de Penedo foi o pernambucano Murilo Gun, uma das primeiras pessoas a utilizar a internet no Brasil como meio de propagação do conhecimento. Murilo falou ao público, formado por professores, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, sobre a importância de se entender a tecnologia do corpo humano e utilizá-la com aliada para a obtenção de um autocontrole emocional, para que depois, possamos nos relacionar melhor com as tecnologias desenvolvidas pelo ser humano.

Murilo citou a respiração como uma das tecnologias mais básicas a que temos acesso, presente em nós mesmos, e importante para aprendermos a lhe dar melhor com nossas emoções, evitando assim, reações mais impulsivas.

"A respiração consciente é uma tecnologia que muda instantaneamente o nosso estado técnico, ou seja, o nosso estado interno, e isso faz mudar, naturalmente, a ação que virá em seguida", disse Murilo.

Murilo Gun durante palestra na Jornada Pedagógica Trakto Penedo. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Para o Diretor Comercial da Trakto, Domingos Braga, a junção da tecnologia como ferramenta de ensino e o contato direto e presencial com o público alvo, que são os professores, coordenadores de ensino e diretores escolares, através das palestras é o diferencial, o elo que vai permitir ao educador, assimilar a proposta pedagógica aliada ao uso das ferramentas desenvolvidas pela Trakto.

"Isso tudo vai permitir aos professores prepararem aulas mais dinâmicas, e por tabela, os alunos também serão transformados, e não é só a ferramenta, além disso, nós teremos aqui, brevemente, um time preparado para ajudar aos professores no dia a dia deles, isso porque a ferramenta não é um fim, e sim um meio de transformação, por isso a gente usa parte humana muito forte para dar esse suporte também", explicou Domingos.

Plateia lota o Centro de Convenções durante abertura do evento. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, disse que a prefeitura vem investindo na tecnologia e para isso, já dotou os professores e as escolas de computadores e acesso à internet. Para Ronaldo Lopes, a parceria com Trakto vem complementar esse investimento.

"Nós vamos usar as plataformas da Trakto para acelerar o conhecimento dos nossos professores, e por consequência, dos alunos da rede municipal de Penedo também", destacou o prefeito.

Assista a reportagem completa sobre a abertura na 1ªJornada Pedagógica Trakto com a Prefeitura de Penedo no vídeo abaixo:

Nesta quarta-feira (15) a 1ªJornada Pedagógica da Trakto realizada em parceria com a Prefeitura de Penedo conta com os palestrantes Ivys Urquiza, Tiago Mochileiro e Bráulio Bessa. Confira a programação logo abaixo: