Cidades

[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa inaugura 1º trecho da Ciclovia do Trabalhador em Arapiraca

No total, serão quase 8Km de ciclovia, facilitando o acesso de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte

Por 7Segundos 17/02/2023 07h07 - Atualizado em 17/02/2023 10h10
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa inaugura 1º trecho da Ciclovia do Trabalhador em Arapiraca
População local aproveita o espaço de lazer e mobilidade urbana - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A primeira etapa da Ciclovia do Trabalhador, a mais nova obra de mobilidade urbana de Arapiraca, foi inaugurada no final da tarde desta quinta-feira (16) pelo prefeito do município, Luciano Barbosa.

São 400 metros de ciclovia que margeiam a antiga linha férrea, alinhados com um arrojado e moderno projeto arquitetônico e urbanístico com espaço para caminhadas, lazer e encontros com a família e amigos, privilegiando também a acessibilidade com a inclusão de piso tátil.

Já a ciclovia, recebeu piso de concreto pigmentado. Os bancos são de granilite e madeira de lei e jatobá. Há também floreiras em concreto com acabamento de granilite, iluminação em led e iluminação também no piso.

O projeto privilegia o verde, com plantas e árvores circundando o espaço, favorecendo, dessa forma, o surgimento de um clima mais agradável e confortável para os usuários do lugar.

Moradoras da Rua Maurício Pereira curtindo o novo espaço de convívio urbano. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

Executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, o projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Arapiraca prevê que a ciclovia alcance uma extensão de aproximadamente 8Km, desde o viaduto da Rodovia AL-220 até a Rodovia AL-110.

A obra, orçada em cerca de R$1,5 milhão, levou cerca de seis meses para ficar pronta. O nome de Ciclovia do Trabalhador foi escolhido porque o projeto proporciona aos ciclistas e moradores em geral, a possiblidade de saírem de suas casas para trabalhar usando a bicicleta, um meio de transporte mais barato e não poluente, com destino aos seus locais de trabalho, seja no Centro da cidade ou nos vários outros bairros por onde a ciclovia passa, isso com mais segurança e até maior rapidez.

"Quero agradecer a todos os trabalhadores dessa obra, desde os serventes, os engenheiros, os arquitetos e todos os demais servidores envolvidos num projeto como esse, que considero o maior projeto de mobilidade urbana do estado de Alagoas, porque vai possibilitar que o trabalhador possa sair de casa ele possa utilizar a ciclovia porque ele estará cruzando a cidade toda e ele vai poder montar numa bicicleta e poder seguir para o seu trabalho, retornando depois para sua casa", destacou Luciano Barbosa.

Moradora Giselda Rocha durante inauguração de trecho da ciclovia. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Moradoras da Rua Maurício Pereira, como Dona Giselda Rocha e Dona Berenice Alves, foram convidadas a participar da solenidade de inauguração, representando a comunidade beneficiada com a primeira etapa da obra.

"Para mim é uma satisfação poder contar com uma obra como esta passando em frente à minha casa", disse Dona Giselda, que ainda enfatizou que um dos filhos dela já utiliza o espaço para andar de bicicleta.

Dona Berenice falou sobre a importância dos moradores preservarem o local e não deixarem que ninguém jogue lixo ou destrua o lugar. Ela ainda destacou a mudança paisagística que a ciclovia trouxe para o lugar.

"Isso aqui as pessoas sabem como era, só tinha lixo, e agora está tudo revitalizado, tudo novo, feito para a gente usar, eu agradeço ao prefeito Luciano Barbosa e toda a sua equipe por isso. 

Assista ao vídeo da reportagem:

Também prestigiaram a inauguração da primeira etapa da Ciclovia do Trabalhador os secretários municipais Roany Izidoro, da pasta da Infraestrutura, responsável pela execução do projeto, e Rosa Lira, secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, secretaria que elaborou o projeto.

Também compareceram à inauguração os vereadores Léo Saturnino, Adriano Targino, Vicente do Remédio, Melquesedec, Márcio do Canaã e Edvânio do Cangandu, além de moradores da região.