Litoral

PM salva bebê engasgado com leite materno em Coruripe

Mãe da criança foi registar uma ocorrência no Cisp enquanto amamentava

Por 7Segundos com Aqui Acontece 27/02/2023 16h04
PM salva bebê engasgado com leite materno em Coruripe
PM Eden Bonfim ao lado da mãe e da bebê que ele salvou com a Manobra de Heimlich - Foto: Divulgação/PM

Foram momentos de tensão. Quando uma mulher foi ao Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública) de Coruripe, município do Litoral Sul de Alagoas, na tarde deste domingo (26), registrar uma ocorrência com sua bebê de pouco mais de dois meses, os policiais de plantão não esperavam terem que entrar em ação rapidamente para salvar a vida da bebê.

Durante o registro da ocorrência, a mulher estava amamentando a bebê na recepção do prédio do Cisp, quando a criança começou a tossir engasgada com o leite materno, e alguns segundos depois, parou de respirar.

Nesse momento, a mãe, aflita com a situação, precisou do socorro dos policiais do 11º BPM. Todos ficaram nervosos e apreensivos com a situação. Foi quando o Soldado Eden Bonfim, decidiu agir e iniciou uma manobra conhecida como Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros em casos de emergência por asfixia, causada por qualquer tipo de corpo estranho obstruindo as vias aéreas.

Com a manobra, que pode ser feita por qualquer pessoa, a criança voltou a respirar e todos ficaram aliviados e emocionados com a situação. Com o sentimento de dever cumprido, o soldado Eden Bonfim devolveu a criança aos braços acolhedores de sua mãe, para que a mesma pudesse mais uma vez sentir o coraçãozinho de sua filha batendo bem forte.

O Soldado da PM Eden Bonfim está há pouco mais de um ano atuando no 11º BPM. Ele relatou que foi a primeira vez que teve que utilizar a técnica, que aprendeu por conta própria.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Continue até o socorro médico chegar.

Ilustração da Manobra de Heimlich, nome do médico que desenvolveu a técnica: