Geral

Beta Nobre : pioneirismo feminino no segmento de venda e aluguel de imóveis em Arapiraca

Nascida no interior de Limoeiro de Anadia, veio para Arapiraca e se tornou corretora de imóveis

Por 7Segundos 01/03/2023 07h07 - Atualizado em 01/03/2023 08h08
Beta Nobre : pioneirismo feminino  no segmento de venda e aluguel de imóveis em Arapiraca
Beta Nobre pioneira no segmento de vendas e alugueis de imóveis em Arapiraca - Foto: 7Segundos

Natural de Limoeiro de Anadia, Elisabete Nobre Silva, 51 anos, mudou-se para Arapiraca com o objetivo de tentar uma vida diferente dos seus pais que sobrevivam da agricultura de subsistência na zona rural do município agrestino. Depois de vender frutas e leite na porta de casa para ajudar a pagar o aluguel da casa que dividia com outras pessoas, “Beta” como é mais conhecida , passou por várias experiências profissionais até ser pioneira no segmento de corretagem  de imóveis em Arapiraca.

A história dessa mulher determinada , guerreira e empreendedora que conseguiu sustentar a família e formar os quatro filhos , é a primeira matéria de uma série especial de reportagens  que será publicada  pelo 7Segundos Arapiraca  em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - comemorado no dia 8 de março.

As frutas que ela vendia na porta de casa vinham do Sítio Terra Nova onde os pais moravam no interior de Limoeiro de Anadia. Depois, quando conseguiu juntar um dinheiro, vendeu galinha na feira do bairro Brasília. Também já foi vendedora de cosméticos, de roupas íntimas e calçados.

Seu jeito empreendedor chamou a atenção de um conhecido que tinha uma loja de roupas e calçados na Rua Nossa Senhora de Fátima.

“ Mesmo sem ter dinheiro para comprar os produtos, ele me lhe deu uma oportunidade para comprar fiado e vender as mercadorias pela zona rural da minha cidade natal onde eu conhecia muita gente. A partir desse oportunidade tudo começou a melhorar na minha vida” relatou.
Beta conta que levava os produtos e vendia a prestação a vários clientes, principalmente aos aposentados. Todo mês tinha o pagamento garantido.

Sua inquietude, autonomia e talento para vendas pulsavam em suas veias. E a moça que tinha saído do interior para vender frutas na porta de casa, comprou um carrinho de mão e começou a vender alumínio pelas ruas de Arapiraca. Um ano e meio depois já conseguiu um ponto na feira da fumageira de Arapiraca para vender geladeira, televisão e outros eletroeletrônicos seminovos.

“ Quando eu sabia que alguém tinha um produto pra vender eu comprava e comecei a estocar lá no barraco. Este negócio deu tão certo que eu tive que contratar uma pessoa para trabalhar comigo”, relatou.

Mas o ingresso na profissão de corretora de imóveis começou de forma despretensiosa. Beta morava no bairro Brasília e seu jeito simples e descontraído fazia muitas amizades. Quando uma pessoa perguntava se ela sabia onde tinha uma casa para alugar ou vender ela indicava um vizinho de rua que era corretor de imóveis.

“Eu sempre levava as pessoas até a casa do seu Paulo porque eu o conhecia mas não pensava em ganhar dinheiro. Era por amizade mesmo. Mas um dia ele me deu R$ 50 porque a pessoa que eu levei até ele comprou o imóvel”, relatou.

Aquilo comissão me despertou um interesse porque para eu ganhar R$ 50 no meu ramo de negócio era preciso trabalhar muito. Então quando eu sabia que alguém tinham um imóvel pra alugar ou vender eu falava direto com o dono e ficava responsável para conseguir um inquilino ou comprador para o imóvel. E desde então, eu não parei mais. Já são 30 anos de corretagem de imóveis em Arapiraca”, relatou.

Beta conta que em 2005 conseguiu, como muito sacrifício o registro como corretora de imóveis. Não havia curso em Arapiraca e durante 6 meses ela viaja todo sábado para fazer o curso em Maceió.

“Recebi o diploma e fui pioneira no município como a primeira mulher a ter o registro do Creci em Arapiraca” afirmou com orgulho.
Beta Nobre se tornou referência em Arapiraca para os novos corretores que se formavam naquela época.

Ela diz que se sente muito orgulhosa por ter sido desbravadora nesse segmento de mercado que era essencialmente formado só por homens.

E foi com esta profissão que ela conseguiu, ao lado do marido, criar os quatro filhos. Um deles seguiu a profissão da mãe e já atua no mercado imobiliário; o outro filho é personal trainer e cursa Nutrição ; uma filha é engenheira civil e concursada pelo estado como policial militar e o filho caçula estuda odontologia na Ufal em Maceió.

“Graças a Deus meus filhos estão todos encaminhados na vida. Essa profissão foi tudo que Deus colocou na minha vida”, finalizou Beta Nobre.