Utilidade Pública

Coleta do censo atinge mais de 90% da população e IBGE encerra pesquisa

O IBGE já coletou dados de 50% dos yanomamis e deverá coletar o restante de comunidades que vivem em Roraima e Amazônas

Por 7Segundos 01/03/2023 13h01
Coleta do censo atinge mais de 90% da população e IBGE encerra pesquisa
IBGE - Foto: Divulgação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encerrou e concluiu, nessa terça-feira (28), a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 e atingiu mais de 90% da população brasileira.

Os recenseadores trabalharam durante sete meses em todas as regiões do país e entrevistaram 189.261.144 milhões de brasileiros. A expectativa é que o órgão divulgue a primeira parte dos dados coletados no mês de abril.

Durante o período de coleta de informações, os recenseadores do IBGE enfrentaram dificuldades e muitas pessoas não responderam aos questionamentos. Muitas delas sequer abriram as portas das residências.

As informações do Censo Demográfico são essenciais para a formulação de políticas públicas, uma vez que os dados mostram as necessidades de cada município e de cada região do país.

Terras indígenas


O IBGE também destacou que durante o mês de março vai realizar uma operação pontual de coleta de dados com os moradores da terra indígena yanomami. A operação deverá ter início no próximo dia 6 nos estados de Roraima e Amazonas.

NO período do censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Os demais vivem em áreas de difícil acesso.