Cidadania

[Vídeo] Maria José Alves abre caminhos para as mulheres no cooperativismo no Agreste

Há mais de dez anos, Maria José preside a Cooperal, entidade que agrega mais de 600 cooperados em todo o estado, rompendo tabus

Por 7Segundos 04/03/2023 08h08
[Vídeo] Maria José Alves abre caminhos para as mulheres no cooperativismo no Agreste
Maria preside a Cooperal há mais de dez anos - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Imaginar que uma mulher poderia presidir uma cooperativa agrícola no Agreste de Alagoas, isso há mais de dez anos, era algo um pouco distante da realidade, isso porque, esse era um setor até então dominado pelos homens.

Maria José Alves, 54 anos, filha de pais agricultores, nascida e criada na roça na região da Vila Bananeiras, zona rural de Arapiraca, rompeu os limites e quebrou o tabu masculino. Ela é uma das homenageadas da série de reportagens de 2023 para celebrar a força das mulheres agrestinas, que prossegue até a quarta-feira, 08 de Março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Até agora também foram homenageadas a corretora imobiliária Beta Nobre, e a cantora Adriele "Sonho Meu".

Maria é presidente da Cooperal (Cooperativa dos Produtores Rural de Arapiraca) desde 2011. E nesse período de mais de dez anos à frente da administração da cooperativa, Maria conseguiu fazer o número de cooperados saltar de 120 para cerca de 600, agora em 2023. Solidária, ela divide os méritos do trabalho com sua equipe.

"Ninguém faz nada sozinho, eu conto com uma equipe que me ajuda aqui diariamente para que a gente consiga desenvolver cada vez a agricultura familiar, porque não existe médico, engenheiro, advogado, sem te a agricultura familiar, que é base de tudo", disse Maria.

Maria ainda cuida roça de mandioca que mantém na Vila Bananeiras. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

Atualmente, a Cooperal reúne cooperados de todas as regiões de Alagoas e produz mais de 30 alimentos da agricultura familiar, atuando em benefício do desenvolvimento deste setor, base de vida de Maria desde quando ela se entende por gente.

Maria foi criada plantando mandioca e outras culturas de subsistência, atividade que ela ainda faz até hoje, quando dispõe de tempo, pois o trabalho diante da Cooperal lhe consome quase toda a semana, devido às atividades administrativas e aos eventos que a cooperativa participa ou promove.

O convite para presidir a Cooperal partiu do amigo, agricultor, sindicalista e ex-vereador João dos Santos, que já conhecia Maria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca, onde ela atuava como delegada sindical.

"A Cooperal foi fundada em 1992 e era voltada para o setor fumageiro, mas com a decadência dessa cultura, a cooperativa também perdeu força, ficou meio que inerte. Foi quando o João dos Santos me convidou para assumir a presidência e eu aceitei. Durante esse tempo, a gente mudou o perfil da cooperativa, devido ao potencial que a região do Agreste possui para a diversificação de culturas, e hoje a gente está fazendo um trabalho eficiente nesse sentido", explicou.

Maria também é a vice-presidente da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) em Alagoas e já recebeu prêmios por sua atuação como gestora do ramo do cooperativismo, como o Prêmio Mulher Empreendedora, promovido pelo Sebrae, em 2010, quando ela assumiu a presidência da Cooperal.

Conheça mais um pouco da história da Maria da Cooperal no vídeo abaixo: