Geral

Vereadora é homenageada pela União das Associações dos Moradores do Agreste Alagoano

Mulheres que atuam em vários segmentos rurais e urbanos de Arapiraca também foram homenageadas

Por 7segundos 07/03/2023 07h07 - Atualizado em 07/03/2023 10h10
Vereadora é homenageada pela União das  Associações dos Moradores do Agreste Alagoano
Vereadora e outras mulheres são homenageadas pela Unamaa - Foto: Assessoria

A vereadora Fany Gabriella foi uma das mulheres homenageadas pela União das Associações dos Moradores do Agreste Alagoano(UNAMAA). A cerimônia para homenagear essas mulheres fortes e guerreiras e que atuam em benefícos das comunidades onde moram , aconteceu neste segunda- feira (05) na sede da Unamaa, localizada no bairro Brasiliana, em Arapiraca. 

Durante o uso da palavra Dra. Fany ressaltou a importância da força da mulher para promover mudanças em uma sociedade que secularmente foi dominada pelo machismo e que atribuia o papel feminino na sociedade a procriar, cuidar dos filhos e da casa.

"A coragem e a força de mulheres que nos antecederam - e que muitas delas sacrificaram a própria vida para lutar por nossos direitos - permitiram que hoje todas nós estejamos aqui sendo homenageadas", ressaltou.

Apesar das conquistas feministas como o direito de votar (1932); direito a herança e a solicitar a guarda dos filhos(1962); aprovação da Lei do Divórcio (1977), e mais recentemente a criação da Lei Maria da Penha (2006), ainda há muito o que fazer para mudar a cultura e o pensamento de grande parte da sociedade.



A vereadora afirmou que na politica a participação das mulheres é inversamente proporcional aos homens. Ela lembrou que é a única mulher eleita entre os 19 vereadores que ocupam as cadeiras da Câmara Municipal de Arapiraca. Em Maceió, não é diferente: dos 24 vereadores eleitos apenas quatro são mulheres.

"Mulheres, precisamos votar em mulheres. Nós somos a maioria e representamos 53% do eleitorado brasileiros. Unidas, podemos decidir uma eleição", encorajou.

Ainda durante a solenidade, Dra. Fany continuou encorajando as mulheres presentes ao evento a realizarem cursos rofissionalizantes e qualificação profissional para que elas possam ocupar melhores cargos no mercado de trabalho.

A vereadora evidenciou que muitas mulheres sofrem violência doméstica e continuam nos relacionamentos abusivos porque não têm autonomia financeira para cuidar de si mesma e dos filhos .

"Se não conseguir ingressar no mercado formal de trabalho, seja autônoma, seja manicure, vendedora de cosméticos, venda bolo, doces. Aprenda algo que lhe dê autonomia financeira e que você não precise mais viver oprimida. Não é fácil, mas busque apoio, ajuda e se fortaleça que você vai vencer", finalizou.