Acidentes

Minador do Negrão: SINTEAL realiza assembleia com trabalhadores da educação municipal

Na pauta, campanha salarial, paridade para servidores inativos e informes gerais

Por 7segundos com assessoria 07/03/2023 16h04
Minador do Negrão: SINTEAL realiza assembleia com trabalhadores da educação municipal
Para a campanha salarial a categoria quer 25% de reajuste. - Foto: Assessoria

Na tarde da última segunda-feira (06), o Sinteal, através do seu Núcleo Regional de Palmeira dos Índios, realizou assembleia com as/os trabalhadoras/es da Educação Municipal de Minador do Negrão. Na pauta, campanha salarial, paridade para servidores inativos e informes gerais.

Para a campanha salarial a categoria que se fez presente na plenária discutiu um percentual de reajuste para ser levado à gestão municipal, solicitação de 25% de reajuste, considerando as perdas acumuladas nos últimos anos somado aos 14,95% do reajuste nacional anunciado para 2023.

O Sinteal enviou ofício à gestão municipal no início do ano corrente solicitando audiência para tratar sobre reajuste.

É importante ressaltar que se faz urgente um estudo para valorização salarial dos profissionais funcionários da educação, tendo em vista que não possuem piso salarial e a tabela de vencimentos encontra-se defasada, e mesmo quando há reajuste na data-base o salário-base destes profissionais fica abaixo do valor do salário mínimo atual. “É preciso realinhar a tabela dos funcionários para que haja valorização de fato” disse a presidenta Maria da Saúde.

Já a respeito da paridade aos profissionais inativos, se faz necessário discutir com a gestão municipal sobre a possibilidade de reajuste dos/as aposentados/as, pois o salário acaba ficando defasado. “É importante conversar com a gestão sobre o que pode ser feito em relação aos profissionais que se aposentaram sem paridade. O salário fica defasado em vista do aumento do custo de vida e a alta da inflação no cenário recente do país e estes/as trabalhadores/as merecem ser valorizados”, concluiu a presidente.