Cidadania

[Vídeo] Dia 8 de março, uma data para comemorar ou refletir? Com a palavra, as mulheres

Mulheres arapiraquenses falam sobre o espaço que a mulher ocupa na sociedade atualmente

Por 7Segundos 08/03/2023 12h12 - Atualizado em 08/03/2023 12h12
[Vídeo] Dia 8 de março, uma data para comemorar ou refletir? Com a palavra, as mulheres
Mulheres reivindicam mais espaço e respeito na sociedade - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é o resultado de vários episódios que marcaram a luta das mulheres por seus direitos na sociedade, a exemplo da manifestação em passeata de cerca de 90 mil operárias russas no dia 8 de março de 1917, reivindicando melhores condições de trabalho e contra as dificuldades enfrentadas com a II Guerra Mundial, ou ainda, quando em 1908, uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas de Nova York pedia melhores condições de trabalho com a diminuição da carga horária e aumento de trabalho, isso porque, na época, o salário das mulheres era muito inferior ao dos homens. 

No dia 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica de confecções femininas Triangle Shirtwaist Company, também nos Estados Unidos, matou 146 mulheres, aumentando ainda mais o desejo de igualdade de direitos perante aos homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos de idade.

Após o trágico acidente, houve uma reformulação da legislação de segurança para incêndios nos Estados Unidos e as leis trabalhistas foram revisadas, com a conquista de alguns direitos.

Em homenagem a todos esse episódios de luta e conquista das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU no ano de 1975 e tornou-se uma data referência quando se fala ou se discute os avanços das conquistas femininas.   

A reportagem do Portal7Segundos foi às ruas de Arapiraca para ouvir das mulheres como elas se sentem inseridas na sociedade atualmente, se são respeitadas pelos homens e se o espaço que ocupam já é de igualdade em relação ao sexo masculino. Assista no vídeo abaixo: