Cultura

Prefeitura de Arapiraca entrega Selo "Aqui se faz Cultura" para grupo de Destaladeiras de Fumo

O Selo reconhece os grupos e instituições comprometidos com a cultura de Arapiraca

Por 7Segundos com 7Segundos com Assessoria Prefeitura de Arapiraca 10/03/2023 18h06
Prefeitura de Arapiraca entrega Selo 'Aqui se faz Cultura' para grupo de Destaladeiras de Fumo
Selo homenageia personagens que contribuíram para a preservação da cultura arapiraquense - Foto: Assessoria

O projeto “Aqui se faz cultura”, iniciativa da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, coordenada pelo secretário Wellington de Magalhães, vai prestar uma homenagem na noite desta sexta-feira (10) a uma importante manifestação cultural do município de Arapiraca: o grupo Destaladeiras de Fumo, formado por mulheres que mantiveram a tradição de preservar os cânticos das mulheres que trabalhavam destalando fumo. Nesse mesmo contexto, se insere um outro personagem marcante da cultura arapiraquense, o Mestre Nelson Rosa, que também deixou um legado muito importante para a cultura popular da região.

No evento, realizado a partir das 19h00 desta sexta-feira, será feita a entrega do Selo Aqui se faz Cultura para o grupo das Destaladeiras de Fumo.  A solenidade será realizada no Umbuzeiro localizado em frente à casa do saudoso Mestre Nelson Rosa, no Povoado Fernandes, zona rural de Arapiraca.  

Mestre Nelson Rosa

Nelson Vicente Rosa, conhecido popularmente por mestre Nelson Rosa, nasceu em Arapiraca, região do agreste de Alagoas. Mestre Nelson Nasceu em 18 de dezembro de 1933, um talentoso poeta popular e embolador, liderou o seu grupo folclórico por mais de 30 anos, foi um homem simples, apegado às terras onde nasceu e viveu até seus últimos dias, junto aos seus familiares, no povoado Fernandes, zona rural do município de Arapiraca.

Pode-se afirmar que Nelson foi um produto do meio de onde viveu toda sua vida - zona rural - onde ainda criança já ouvia o popular Cícero Duca ( casado com sua tia), nas cantigas e nas tapagens de casa, ou entoando seus rojões nas tarefas da roça nos anos 30.

Destaladeiras

Além desses cantos de trabalho, ouviam também as cantigas das destaladeiras de fumo que atravessavam sua época de ouro ( momento onde estava em alta a cultura fumaceira em Arapiraca, tendo sido reconhecida como capital brasileira do fumo). Em 1938, Nelson morava com seus pais no sítio cacimba doce, onde acontecia uma festa, e ficou maravilhado ao ouvir a velha Maria Proteciano cantando o coco “ ARUANA” e formando uma grande roda com todas as pessoas presentes. Para o menino Nelson, esta foi a coisa mais linda que já se viu naquela época, marcando sua vida.

Coco de Roda

Com o passar dos anos, e já adolescente, não ouvindo mais cantigas de berreiro e nem os rojões do eito, Nelson Rosa começou a acompanhar o coco de seu padrinho, Gervásio Lima, Nelson Rosa começou timidamente a cantar emboladas no terreiro de casa, acompanhado pelo coro de seus familiares, e assim renasceu um coco na roça, com toda força de um fato folclórico autêntico. Nesses primeiros passos, as apresentações aconteciam apenas entre familiares, onde dançavam seus filhos, sobrinhos, primos, cunhados e amigos.

Mais adiante, seus filhos foram casando e afastando-se do coco, sendo substituídos pelos vizinhos, assim a dança foi continuada. Agora com apresentações em festivais de folclore, semana de cultura, festas juninas e eventos além das fronteiras do município de Arapiraca e das cercas dos currais do sítio Fernandes. Atualmente o grupo permanece vivo e atuante, agora não mais com o mestre Nelson Rosa, que nos deixou em 15 de setembro de 2017, mas sua riqueza cultural, agora preservada por sua filha Regineide, a guardiã das tradições e origens de sua família. O mestre Nelson Rosa não deixou um vazio, ele deixou um legado importantíssimo para a cultura popular de Arapiraca e de Alagoas.