Agreste

Referência em Alagoas, Arapiraca vai realizar 2º Seminário de Carcinicultura no final de março

Carcinicultores de Arapiraca já produziram 250 mil kg de camarão na região

Por 7Segundos 15/03/2023 10h10
Referência em Alagoas, Arapiraca vai realizar 2º Seminário de Carcinicultura no final de março
Viveiro de camarão no Sítio Poção em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

A criação de camarões em viveiros, a carcinicultura, tem crescido consideravelmente no Agreste de Alagoas, especialmente em Arapiraca. Somente em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão no Estado. Destes, 1.083.000 quilos foram no Agreste, sendo 250 mil kg em Arapiraca.

Com o 2° Seminário de Carcinicultura, programado para acontecer nos dias 30 e 31 de março em Arapiraca, a expectativa é que esse número aumente ainda mais.

Realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com o apoio institucional do Sebrae Alagoas, entre outros parceiros e patrocinadores, o Seminário chega em sua segunda edição com o tema: CONSERVAR, PRODUZIR E INOVAR COM SUSTENTABILIDADE.

A expectativa é que em 2023 se repita o que aconteceu no ano passado, quando carcinicultores de diversas cidades da região estiveram ao lado de alunos dos cursos de zootécnica, engenharia de pesca, técnicos, professores e pesquisadores da área, trocando conhecimento e experiência, contribuindo assim com o avanço da carcinicultura no Agreste de Alagoas, aliado ao uso de tecnologias mais eficientes e ao uso consciente da água.

“Arapiraca já é destaque na produção de abacaxi e mandioca, mas a criação de camarão tem crescido a ponto de concorrer com culturas já consolidadas na cidade, o que é muito positivo, significa mais renda e receita para os produtores e para o município”, destacou o secretário Genivaldo Oliveira.

Com um fluxo de comercialização cada vez mais robusto, a perspectiva de crescimento da produção é de até 60% em relação a 2022. O fortalecimento das associações e cooperativas, a regularização ambiental e a qualidade do produto são os principais fatores que contribuem para esse crescimento.