Saúde

[Vídeo] Casos de dengue triplicam no primeiro trimestre de 2023 em Arapiraca

Levantamento foi feito pelos profissionais de Saúde de Arapiraca no período de janeiro a março deste ano

Por 7Segundos 19/03/2023 16h04
[Vídeo] Casos de dengue triplicam no primeiro trimestre de 2023 em Arapiraca
Coordenador municipal de Arboviroses de Arapiraca afirma que casos de dengue aumentaram 300% no município - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Os casos de dengue aumentaram 300% de janeiro a março deste ano de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A proliferação do mosquito Aedes aegypti também aumenta se a população não seguir os cuidados básicos orientados pela Prefeitura de Arapiraca.

As informações dos casos de dengue, chikungunya e zika são acompanhadas pelo coordenador municipal de Arboviroses, Júnior Saad, que ressaltou a importância do trabalho do município com as comunidades locais em entrevista concedida ao Portal 7Segundos.

De acordo com o coordenador de Arboviroses, que engloba os três vírus, os serviços de conscientização são realizados em parceria pelas secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Educação, entre outras, e tem também a cooperação do programa Viver Melhor, durante as ações realizadas nas comunidades de Arapiraca.

"É um trabalho preventivo, educativo e de aconselhamento às famílias para que elas mantenham os cuidados necessários em casa e na própria comunidade, evitando o acúmulo de água e lixo em casa e, principalmente, em descartar o lixo apenas nos dias de coleta", afirmou Júnior Saad.

Ele frisou que um dos maiores desafios de combate aos vírus da dengue, chikungunya e zica é fazer com que a população evite jogar lixo em terrenos baldios.

"Semana passada a prefeitura fez a limpeza de um terreno baldio em uma comunidade de Arapiraca e no dia seguinte já tinha lixo acumulado no mesmo local. Essa prática contribui para o aumento da doença e o poder público precisa do apoio da população para que possamos diminuir o número de casos no município", alertou Júnior Saad.

Os trabalhos serão executados em toda a cidade, através de uma parceria firmada entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a gestão municipal.

Veja na entrevista abaixo a importância do trabalho dos agentes de endemias e de Saúde no combate ao mosquito da dengue e das demais doenças e o acompanhamento da prefeitura de quem contrai a doença: