Mundo

Cinco países da América Latina sofrem com terremotos

Os registros mais fortes com magnitude 7,0 e 6,8 aconteceram no Peru e no Equador consecutivos

Por 7 Segundos 19/03/2023 11h11
Cinco países da América Latina sofrem com terremotos
Carro destruído pelos destroços do terremoto que atingiu Cuenca, cidade localizada a mais de 200 km do epicentro, na costa do Equador - Foto: Xavier Caivinagua/AP

Cinco países da América Latina sofreram com o registro de terremotos: Argentina, Chile, Peru, México e Equador. Os terremotos de escala com magnitude 7, os piores deles, foram registrados no Peru (7,0) e no Equador (6,8).

Esses cinco países, além de EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania, integram o Círculo de Fogo do Pacífico. Trata-se de uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico.

Nessa área estão localizados 450 vulcões ativos e há alta incidência de terremotos. Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos terremotos registrados no mundo ocorrem dentro do Círculo de Fogo.

O Peru registrou o tremor mais forte desse sábado (18). O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0 às 12h12, horário local e 14h12 horário de Brasília. O epicentro foi em Tumbes, no norte do país.

De acordo com autoridades peruanas, uma menina de quatro anos morreu. Na sexta-feira (17), o Peru já havia registrado mais dois terremotos. Um deles aconteceu em Huarmey com magnitude 4,2, na costa peruana. O outro aconteceu em Caylloma, no sul do país.

Já no Equador, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a costa do país no mesmo horário do que aconteceu no Peru. O epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, na província de Guayas.

As informações são do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador. A agência Reuters afirmou que não há ameaça de tsunami no litoral do país.