Geral

[Vídeo] Descarte irresponsável de perfurocortantes em Arapiraca deixaram quatro garis feridos em 2023

Os casos dos profissionais de coleta de lixo aconteceram em clínicas da cidade só nestes primeiros três meses do ano

Por 7Segundos 23/03/2023 07h07 - Atualizado em 23/03/2023 08h08
[Vídeo] Descarte irresponsável de perfurocortantes em Arapiraca deixaram quatro garis feridos em 2023
Secretária de Serviços Públicos, Maria Caroline, orienta sobre descarte de objetos cortantes e perfurantes no lixo comum em Arapiraca - Foto: Assessoria

O cuidado com o meio ambiente é um dever de todos e começa em casa, com o descarte correto do lixo. Os resíduos residenciais, se não forem tratados de maneira correta, além de causarem danos ambientais, podem gerar até mesmo risco à vida dos trabalhadores que manejam o lixo. 

Garis e margaridas, mesmo utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), correm o risco de se ferirem ou até mesmo de sofrerem sérios danos à saúde ao lidarem com resíduos perfurocortantes, como vidros quebrados, agulhas, seringas e embalagens metálicas, descartados de maneira irresponsável.  

A secretária de Serviços Públicos de Arapiraca, Maria Caroline, afirmou em entrevista ao 7Segundos que entre janeiro e março de 2023 quatro trabalhadores da coleta de lixo do município sofreram acidentes com material hospitalar descartado no lixo residencial sem cuidado.

"Tivemos um caso de um gari que teve a perna perfurada por uma seringa, sentiu dormência e o enviamos para Maceió para tomar um coquetel contra o HIV, uma vez que aqui no Hospital de Emergência do Agreste não disponibiliza mais, mas graças a Deus o gari está bem de saúde e já tomou o segundo coquetel para evitar qualquer tipo de contaminação", afirmou Maria Caroline.

A orientação da secretária para o descarte correto do lixo é que as pessoas não joguem vidros ou seringas (material hospitalar) diretamente no resíduo residencial.

"No caso do vidro é importante colocar separadamente em uma caixa de papelão com identificação ou numa garrafa pet. E a respeito do material perfurante como a seringa é necessário levar para um posto de saúde, onde tem um depósito específico para descartar esse tipo de material", explicou Maria Caroline.

Outra dica importante é colocar o lixo na porta de casa no dia em que a coleta do carro do lixo passar no local, de acordo com os dias da semana daquela localidade.

Veja aqui a programação da Prefeitura de Arapiraca a respeito da coleta de lixo domiciliar nos bairros de Arapiraca, de segunda-feira a sábado.


Assista, abaixo, a entrevista da secretária de Serviços Públicos de Arapiraca: