Arapiraca

[Vídeo] Ex-jogador Cal ensina o que aprendeu nos gramados para garotos em escolinha de Arapiraca

Aos 36 anos de idade, Cal se dedica a transmitir os ensinamentos que obteve nos quase 20 anos de carreira

Por 7Segundos 25/03/2023 16h04 - Atualizado em 26/03/2023 12h12
[Vídeo] Ex-jogador Cal ensina o que aprendeu nos gramados para garotos em escolinha de Arapiraca
Cal jogava como volante e defendeu o ASA na campanha do acesso à Séríe B - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Foram quase 20 anos vestindo a camisa 5 do ASA de Arapiraca e de outros clubes alagoanos e do Nordeste. Estamos falando de José Carlos de Magalhães Paulino, o Cal, 36 anos de idade, ex-jogador do ASA de Arapiraca.

Cal era daqueles volantes combativos, marcadores implacáveis, mas tudo isso sem fazer uso da violência contra os adversários.

Dono de um bom passe, fundamento essencial para o futebol, Cal ainda poderia estar atuando nos gramados, caso ele assim quisesse, mas os planos de Cal tornaram-se outros.

Há cerca de dois anos ele passou a se dedicar a ensinar o que aprendeu nos gramados. Cal abriu a Escolinha de Futebol Cal5, e virou professor. A escolinha funciona no campo do Vaninho, na comunidade Barriguda, em Arapiraca.

As aulas são realizadas às segundas e quintas-feiras das 08h00 às 10h00 da manhã e das 15h30 às 17h00. Os alunos são crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos de idade. Às segundas e sextas-feiras à noite, das 19h00 às 20h30, Cal também ensina os marmanjos a jogar futebol ou aperfeiçoar a técnica. Durante esses dias os alunos são os adultos.

Voltando ao trabalho com as crianças, o objetivo é ensinar a elas os fundamentos básicos do esporte mais popular do Brasil, como o chute, o domínio de bola, o passe, a marcação.

Cal durante as aulas em sua escolinha. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Atualmente, Cal tem mais de 80 alunos matriculados. Ele conta como apoio de outros três professores que o auxiliam no dia a dia com os garotos.

Cal começou a carreira em 2003 com o querido professor Zezinho, revelador de jovens talentos em Arapiraca. Agora, como professor, Cal afirma que o objetivo da sua escolinha vai além de formar bons jogadores. Em 2020 Cal fez um curso de monitor e instrutor técnico esportivo.  

"Nós queremos aqui é orientar esses meninos a seguirem o caminho do bem, a serem pessoas de caráter, bons filhos, e caso alguns deles sigam a carreira, isso vai ser consequência do nosso trabalho", explicou Cal.

Cal fazia parte do elenco do ASA num dos momentos mais importantes da história do clube: o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Campeão da Série C em 2009, sob o comando do técnico Vica, Cal garantiu a posição de titular no time nos anos seguintes de Série B. 

"Aprendi a ter obediência tática com o professor Vica e isso foi fundamental para minha carreira", disse o ex-jogador. 

Para mais informações sobre a Escolinha de Futebol Cal5, é só ligar para o número (82) 9 9602-9594.

Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor a rotina do professor Cal e seus alunos: