Comportamento

Preciso tomar banho depois de transar? Médica responde

Entenda se deixar de tomar banho depois de fazer sexo traz algum risco à saúde e qual o jeito certo de fazer a higienização

Por Metrópoles/Pouca Vergonha 29/03/2023 09h09
Preciso tomar banho depois de transar? Médica responde
Preciso tomar banho depois de transar? - Foto: bymuratdeniz/Getty Images

Você toma banho depois de fazer sexo? A frequência de banhos e higienizações vai, naturalmente, variar de pessoa para pessoa. Contudo, com o contato físico, suor e secreções como saliva e sêmen na equação, ficam as dúvidas: o banho é necessário? Pular esse ritual de higiene traz riscos?

De acordo com a ginecologista Marise Samama, fundadora e presidente da AMCR, não é uma obrigatoriedade. “O sexo, por si só, não suja ninguém. Mas é, basicamente, como fazer xixi: se houver secreção, a pessoa limpa. Se não, não há necessidade”, explica.

Contudo, há contextos em que pelo menos a higienização local é indicada para diminuir as chances de algumas infecções. Segundo Marise, caso a pessoa tenha tido contato com algum tipo de bactéria, limpar as secreções ajuda na prevenção de doenças.

Por fim, vale ressaltar: tanto no banho quanto na higienização local, a limpeza é somente externa.

Nunca, em hipótese alguma, é indicado limpar o interior da vagina. “O órgão tem mecanismos próprios de limpeza, não é preciso higienizar por dentro. Mais importante é lembrar, sempre, de utilizar camisinha no sexo com parcerias que não sejam fixas”, diz.

Tags: