Turismo

Luciano Barbosa, Dom Valdemir Ferreira e empresários conhecem projeto do Santuário da Santa Cruz

Morro da Massaranduba terá museu, teleférico, hotel e praça da alimentação em área com mais de 31 mil metros em Arapiraca quadrados

Por 7Segundos 29/03/2023 12h12
Luciano Barbosa, Dom Valdemir Ferreira e empresários conhecem projeto do Santuário da Santa Cruz
Prefeito Luciano Barbosa recebe visita de Dom Valdemir Ferreira e empresários sobre projeto do Morro Santo da Massaranduba - Foto: Maxwell Madeiro / Ascom PMA

O prefeito Luciano Barbosa recebeu a visita, na manhã desta quarta-feira (29), do bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, para debater ações conjuntas para a construção do Santuário da Santa Cruz, no Morro Santo da Massaranduba, em Arapiraca.

O encontro também contou com a presença do padre Daniel, o pároco de Arapiraca, padre Paulo, além dos empresários Marquinhos do Acquabol, Luiz supermercado e José Lopes.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, e o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, acompanharam a reunião, juntamente com o secretário-executivo de Gabinete, Josivan Vital, as arquitetas Katiane Duarte, Larissa Cajueiro e os vereadores Léo Saturnino, Melquisedec Oliveira e Márcio do Canaã.

Turismo religioso

Durante o encontro, a arquiteta especialista em Arte Sacra, Janete Barros, fez uma apresentação do projeto. Ela adiantou que o Santuário da Santa Cruz será dividido em duas áreas: uma social e a outra sacra em um terreno com 31 mil metros quadrados.

O projeto prevê a construção de uma Via Sacra, Museu Sacro, Estação de Teleférico, mirante, estacionamento, anfiteatro com concha acústica, hotel, praça de alimentação, entre outros espaços de peregrinação na rota do turismo religioso em Arapiraca.

Importante ponto geográfico, com mais de 140 anos de história, o Morro Santo da Massaranduba é local de peregrinação de milhares de devotos da Igreja Católica no município.

O local já foi espaço de encenações da Paixão de Cristo e ponto de visitação de milhares de pessoas em diferentes épocas do ano e, principalmente, durante a celebração da Semana Santa.

Desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa, em janeiro de 2021, que o local tem recebido atenção especial com serviços de limpeza, varrição, capinação e a utilização de máquinas retroescavadeiras para manter o terreno adequado para receber devotos da Igreja Católica e visitantes.

“Estamos mais uma vez colocando nossas equipes a serviço do projeto, que tem uma importância cultural, religiosa e social para Arapiraca e região”, destacou o prefeito.