Política

Em novo artigo, deputado federal Daniel Barbosa defende a educação como mecanismo de transformação social

Confira o texto na íntegra!

Por 7Segundos com Assessoria 30/03/2023 14h02
Em novo artigo, deputado federal Daniel Barbosa defende a educação como mecanismo de transformação social
Deputado Federal Daniel Barbosa (PP/AL) - Foto: Assessoria

O deputado federal Daniel Barbosa, que faz parte da Comissão de Educação da Câmara, publicou um artigo sobre a área. No texto, o parlamentar alagoano abre um debate importante sobre a educação como mecanismo de transformação social.

Confira o texto na íntegra:

EDUCAÇÃO: DIREITO DE TODOS

Daniel Barbosa

Nelson Mandela, um dos maiores líderes políticos da humanidade, considerava que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dizia que ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, origem ou religião e se as pessoas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar. Duas verdades e duas lições de vida.

Seguramente, a educação é um poderoso mecanismo de cidadania, de inclusão e de transformação social. O ensino é indispensável à compreensão da realidade e à formação pessoal e social de homens e mulheres. Por sua vez, a cidadania é um contínuo processo de integração e participação nos destinos da comunidade e do país. E isso só é possível atingir com o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano.

A partir da boa educação, baseada na liberdade e na solidariedade, desenvolvemos a socialização e o respeito às diferenças e às diversidades. Desse modo é possível compreender o mundo em que vivemos e optar pelo amor ao próximo em vez do ódio, substituir a intolerância pela tolerância e trocar a discórdia pela união. O desrespeito, a fúria, os xingamentos, as humilhações e a ignorância não ajudam na construção de uma sociedade mais justa, feliz e solidária, que é o desejo de todos nós.

A educação faz as pessoas melhores e através do conhecimento abre-se o caminho da civilização e da cidadania. Por meio do conhecimento forma-se o bom caráter. Por intervenção do conhecimento nasce o sentimento de solidariedade, fundamental ao convívio social harmônico.

O estudo cria oportunidades e pode fazer a diferença na vida das pessoas, inserindo-as no mercado de trabalho e qualificando-as para exercer várias profissões, técnicas ou de nível superior. Os mais humildes podem se tornar professores, engenheiros, contadores, médicos, dentistas, enfermeiros ou dentistas, por exemplo. É preciso, no entanto, que o Estado ofereça ensino público de qualidade.

Numa sociedade desigual tive o privilégio da boa educação e tenho plena consciência de que devo trabalhar pelos mais pobres e pelo acesso universal da educação, que é uma questão de justiça social.

Há poucos meses assumi o mandato de deputado federal. E na Câmara dos Deputados, em meio à diversidade, conhecemos e aprendemos o Brasil, com seus contrastes e as aflições de seu povo. Aqui sou membro titular da destacada Comissão de Educação que, entre outros pontos importantes, trata da política e do sistema educacional, do ponto de vista institucional, estrutural, funcional e legal. Aqui defendo e defenderei sempre os interesses da população de Alagoas.

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. É o que diz a Constituição Federal e nos cabe empregar nossos esforços para cumprir esse mandamento.

O grande brasileiro que foi Tavares Bastos advertia que não podemos esquecer da educação pública, que é a mãe do progresso. Em Arapiraca, educação pública universal de qualidade e o direito ao conhecimento sempre foram prioridades.

O prefeito Luciano Barbosa, que atualmente governa e já governou a Capital do Agreste entre 2005 e 2012, instituiu o bem-sucedido programa de Escolas em Tempo Integral. O programa, que se tornou referência no país, disponibiliza cinco refeições diárias aos alunos do ensino fundamental, além de dar segurança e conforto aos pais de que seus filhos estão protegidos no ambiente escolar.

O combate ao analfabetismo também é tema prioritário na agenda de trabalho de Luciano Barbosa. A prefeitura de Arapiraca oferece educação para jovens e adultos tanto na forma tradicional, quanto integrada a cursos profissionalizantes, dando oportunidade e perspectiva de vida a quem não finalizou os estudos. O objetivo é fazer com que as práticas pedagógicas sejam acolhedoras, evitando a evasão escolar.

Investir em ensino público de qualidade significa, sobretudo, capacitar e valorizar os professores, que exercem um dos ofícios mais nobres e preparam os jovens para o futuro e os desafios da vida. Em proveito desses objetivos, o ensino deve ser ministrado com métodos que tornem o estudo agradável e estimulem os alunos para o conhecimento. Educação é direito de todos e não há outro caminho para construir uma sociedade mais justa, feliz e igualitária.