Saúde

Luciano Barbosa entrega nova sede do CEAF e anuncia outras melhorias na Saúde de Arapiraca

O CEAF atende 12 mil pacientes por mês e oferece medicamentos para o tratamento de mais de 90 doenças de alta complexidade

Por 7Segundos 03/04/2023 12h12 - Atualizado em 05/04/2023 08h08
Luciano Barbosa entrega nova sede do CEAF e anuncia outras melhorias na Saúde de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova sede do CEAF Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O prefeito Luciano Barbosa entregou, na manhã desta segunda-feira (3), a nova sede do CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica), na Rua Elói Correia Bernadino, no bairro Cavaco, e destacou a importância da ampliação e de um espaço adequado para o armazenamento de medicamentos para doenças de alta complexidade, oferecidos a pacientes de Arapiraca e mais 17 municípios, que são atendidos pela 7ª Região de Saúde de Alagoas.

Na ocasião, o prefeito destacou que fará, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a ampliação do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a manutenção dos prédios de dez Unidades Básicas de Saúde (UBS). A nova sede do CEAF de Arapiraca recebeu o nome do farmacêutico e bioquímico Pedro da Cunha Beltrão Filho, que faleceu aos 55 anos e foi um servidor público exemplar. A esposa Maria de Lourdes Beltrão e as duas filhas representaram o pai na cerimônia.

O CEAF existe desde 2009 e distribui medicamentos para o tratamento de mais de 90 doenças. Atualmente são mais de 170 medicamentos em 335 apresentações farmacêuticas, indicados para diferentes fases das doenças contempladas. Por mês são atendidos mais de 12 mil pacientes com agendamento prévio para a retirada do medicamento. São investidos em medicamentos cerca de R$ 2 milhões.

"São medicamentos caros de doenças de alta complexidade que oferecemos aqui aos pacientes que não tem condições de comprá-los e esta nova sede modernizada está adequada para receber esses pacientes, além de prestarmos assistência a mais 17 municípios, que fazem parte da 7ª Região da Saúde de Alagoas", destacou o prefeito.

Luciano Barbosa também ressaltou a importância de o prédio receber o nome do farmacêutico e bioquímico Pedro da Cunha Beltrão Filho, que serviu a população com dedicação e eficiência ao trabalho público. "É uma homenagem justa e apropriada a quem se dedicou ao serviço público e fez um nome pelo seu trabalho e o nome merece o prédio e o prédio faz jus ao nome", frisou.

A secretária municipal de Saúde, Jackeline Barbosa e a gerente do CEAF, Yolanda Cupertino, destacaram o trabalho do prefeito Luciano Barbosa e do incentivo que ele proporcionou para a ampliação da nova sede.

"O prefeito Luciano Barbosa é um gestor comprometido com o trabalho e valoriza a equipe que trabalha com ele, porque aqui trabalhamos até no final de semana para entregar o prédio com todos os detalhes e com uma equipe que se dedica a atender a população com profissionalismo e paixão", afirmou Jackeline Barbosa.

Além da presença dos vereadores Sérgio do Sindicado, Léo Saturnino, Edvânio do Cangandu, Vicente do Remédio, Melquisedec de Oliveira, Márcio do Canaã e Adriano Targino, participaram da inauguração do novo CEAF, a diretora da Atenção Especializada, Érica Veríssimo, o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro, secretários municipais, servidores da Saúde e de outras secretarias municipais.