Sertão

Operação Pipa tem retorno autorizado em 15 municípios alagoanos

Dois municípios já recebem água pelo programa e os demais estão em processo burocrático

Por 7Segundos com Assessoria 05/04/2023 16h04
Operação Pipa tem retorno autorizado em 15 municípios alagoanos
Boa parte da população sertaneja depende do abastecimento de água por meio de caminhões pipa - Foto: Reprodução/Internet

A Operação Pipa tem retorno garantido em 15 municípios alagoanos. Santana do Ipanema, na região do Sertão, e Traipu, no Baixo São Francisco, já começaram a receber água através do programa desde a segunda-feira (03). Nos demais municípios que estão aptos a receber água potável através da Operação Pipa, o Exército vai começar a fazer a vistoria para fazer a licitação dos pipeiros, e a distribuição de água deve ter início até o mês de maio, informou a AMA (Associação dos Municípios Alagoanos).

Os municípios habilitados até o momento são: Água Branca, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Major Izidoro, Monteirópolis, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Traipu.

“O retorno dessa Operação significa um alívio para a população da área rural, que não tem acesso potável. Os prefeitos e prefeitas ficam aliviados. Queremos agradecer os esforços de todos que trabalharam para isso”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Segundo Margarete Bulhões, assessora técnica da Defesa Civil da AMA, outros municípios devem participar da Operação, mas ainda estão em processo de validação dos documentos. 

“Como a Operação Pipa foi encerrada e iniciada novamente, as prefeituras precisam iniciar todo processo do zero e reenviar diversos documentos”, afirmou Margarete.

A Operação Pipa foi encerrada em novembro de 2022, por falta de recursos. Apesar das chuvas no início do ano, algumas localidades mais distantes não têm acesso à distribuição de água tradicional e dependem da Operação Pipa, comandada pelo Exército. 

Em fevereiro, a AMA esteve reunida com a bancada federal alagoana para discutir políticas permanentes para esse abastecimento.

Na ocasião, o líder do MDB na Câmara Federal, o deputado Isnaldo Bulhões, foi eleito pelos parlamentares como interlocutor com o governo federal. Os deputados se comprometeram em elaborar um Projeto de Lei que estabeleça a oferta de água potável em caráter permanente e não apenas em tempo de escassez.