Arapiraca

Exagerou na Semana Santa? Nutricionista arapiraquense dá dicas de como retomar rotina sem culpa

Gleiciane Soares é nutricionista formada pela Universidade Federal de Alagoas

Por Erick Rommell/7Segundos 09/04/2023 08h08 - Atualizado em 09/04/2023 10h10
Exagerou na Semana Santa? Nutricionista arapiraquense dá dicas de como retomar rotina sem culpa
Nutricionista arapiraquense dá dicas para quem exagerou na Semana Santa - Foto: Reprodução

Chegou o Domingo de Páscoa e, provavelmente, muita gente vai se encher de arrependimento pelo exagero nas refeições e lanches da Semana Santa, principalmente por causa do alto consume de de doces e alimentos ricos em carboidratos. 

Pensando nisso, o Portal 7Segundos conversou com a nutricionista arapiraquense Gleiciane Soares para dar dicas de como recuperar a rotina e comer melhor após o feriadão.

"Falar em Páscoa já ativa nossas memórias gastronômicas e não é difícil encontrarmos aqueles que perderam as contas no quesito comilança. Ao final do domingo, muitos estarão colocando os alarmes para iniciar uma jornada de treino intenso na academia e uma dieta extremamente restritiva pensando em compensar possíveis danos do excesso de comidas e bebidas da Semana Santa", disse a profissional.

Segundo a nutricionista, que é especialista em Saúde Pública, é importante voltar à rotina alimentar gradualmente, evitando mudanças radicais na dieta. 

"Esse tipo de comportamento de 'tudo ou nada' comumente leva pessoas a um eterno ciclo de dieta restritiva seguido por um momento de exagero, a conhecida dieta Iô-Iô, o que é perigoso. Então a dica é: Volte ao normal. Se você fizer mudanças drásticas na sua rotina, é só uma questão de tempo até outro episódio de excesso acontecer, e quanto maior a restrição, maior tende a ser o exagero, portanto, quebre o ciclo", continuou Gleiciane.

Para a nutricionista, é importante aceitar que você pode ter se excedido, mas que não deve se punir por isso. Segundo ela, a sensação de ganho de peso é, geralmente, retenção de líquido. 

"Nutra seu corpo com bastante água. Em média três litros são suficientes - não é café, não é chá, não é suco, É ÁGUA!. Além disso, use alimentos nutritivos como frutas - melancia, melão, laranja são ótimas opões; fontes de proteína como ovos, carnes magras e peixes, que além de importantes para um nutrição adequada, tem um poder de aumentar a saciedade; legumes e verduras, especialmente salada crua; faça exercícios respeitando seus limites e, claro, uma boa noite de sono. Evite comidas e temperos industrializados que irão aumentar a retenção hídrica. Siga essas dicas e assista corpo tomar conta de si mesmo", finalizou a nutricionista.

Gleiciane Soares é formada pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Saúde Pública e, além das atividades em consultório, também é responsável pelo trabalho de segurança alimentar dos restaurantes e lanchonetes do Arapiraca Garden Shopping.