Cidadania

Lideranças femininas de povos tradicionais participam de evento por visibilidade de mulheres e seus territórios

Objetivo é capacitá-las para uso da Plataforma de Territórios Tradicionais, que auxilia na defesa dos direitos das comunidades

Por 7Segundos com MPF 10/04/2023 17h05
Lideranças femininas de povos tradicionais participam de evento por visibilidade de mulheres e seus territórios
Mais de 60 lideranças femininas de povos e comunidades tradicionais de 10 estados brasileiros devem participar do evento - Foto: Comunicação/MPF

Com apoio do Ministério Público Federal (MPF), mais de 60 lideranças femininas de povos e comunidades tradicionais de 10 estados brasileiros participam, a partir desta terça-feira (11), do evento “Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios Tradicionais”, em Tamandaré, Pernambuco.

O encontro é organizado pela Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (Rede PCTs) e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com o Projeto Territórios Vivos do MPF, e com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, sigla alemã de Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

O objetivo é capacitar as lideranças femininas para utilização da Plataforma Territórios Tradicionais. O sistema reúne informações sobre os territórios autodeclarados por esses povos em todo o Brasil para traçar diagnóstico das necessidades e conferir maior visibilidade às populações. Resultante de parceria entre o MPF, a GIZ e o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), a ferramenta busca auxiliar na defesa dos direitos das populações e no desenvolvimento de políticas públicas socioambientais.

Com a capacitação das lideranças femininas, a ideia é que elas sejam multiplicadoras do conhecimento sobre a utilização da plataforma. Durante o encontro, que vai até quinta-feira (13), elas poderão registrar informações no sistema sobre suas comunidades, destacando a participação e a identidade da mulher na formação e preservação da cultura e de seus territórios.

A iniciativa faz parte do Projeto Territórios Vivos – uma parceria entre MPF, Rede PCTs e GIZ – que busca o fortalecimento da cultura e da identidade tradicionais como instrumentos de visibilidade e fortalecimento dos direitos dessas populações. O evento conta com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Projeto Jovens Protagonistas, do ICMBio, Reserva Extrativista Marinha (Resex) Lagoa do Jequiá e Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh).

Confira a programação - Serviço:

Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios TradicionaisRealização: Rede PCTs e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com o MPF e apoio da GIZData: de 11 a 13 de abril de 2023Local: Tamandaré-PE, Cepene (Centro de Pesquisa do ICMBio)

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
[email protected]
https://saj.mpf.mp.br/saj/...