Saúde

HEA atende 18 pessoas picadas por escorpião no feriadão da Páscoa

Entre quinta e domingo 511 pessoas foram atendidas no hospital que é referência em mais da metade do estado

Por 7Segundos com Assessoria 10/04/2023 17h05
HEA atende 18 pessoas picadas por escorpião no feriadão da Páscoa
Escorpião amarelo é o mais comum na região Agreste de Alagoas - Foto: Arquivo

Dezoito vítimas de picada de escorpião deram entrada no Hospital de Emergência do Agreste durante o feriadão da Páscoa, entre a quinta (06) e o domingo (09). Durante o período, a unidade realizou um total de 511 atendimentos de emergência, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com o Núcleo de Processamento de Dados, um total de 1.843 pessoas receberam atendimento de urgência em todo o estado, durante o final de semana prolongado, somando os pacientes que deram entrada no Hospital de Emergência do Agreste, que é referência no atendimento do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, no Hospital Geral do Estado, em Maceió, e atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

No HEA, 124 pacientes foram assistidos em razão de acidentes de trânsito, dos quais 86 por terem se envolvido em acidentes com motocicletas. A unidade hospitalar atendeu, ainda, 72 pessoas por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou nariz ou ainda garganta, bem como, 17 pacientes que sofreram agressões corporais, ou por arma branca ou por arma de fogo.

A unidade hospitalar também prestou assistência a 41 pacientes que sofreram queda da própria altura e outros 34 por queda de altura, além de oito pessoas que sofreram mordidas de cachorro. No feriadão, as equipes de plantão realizaram seis procedimentos cirúrgicos.

A Central do Samu de Arapiraca realizou 195 atendimentos presenciais no período, grande parte delas (83) a vítimas de acidentes de trânsito. A unidade também prestou 81 atendimentos remotos, com orientações médicas relacionadas a casos de engasgos, queimaduras por conta de exposição solar e alguma dor clínica.