Arapiraca

Reunião avança no debate por melhorias na segurança do comércio de Arapiraca

O encontro, que aconteceu na tarde de quarta-feira (12) na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar

Por 7Segundos com Assessoria 13/04/2023 15h03
Reunião avança no debate por melhorias na segurança do comércio de Arapiraca
Reunião avança no debate por melhorias na segurança do comércio de Arapiraca - Foto: Assessoria

A segunda reunião para tratar de melhorias para a segurança pública no Centro de Arapiraca discutiu várias medidas para reduzir a criminalidade e dar mais tranquilidade aos empresários e pessoas que frequentam o comércio da cidade.

O encontro, que aconteceu na tarde de quarta-feira (12) no 3º Batalhão da Polícia Militar reuniu representantes de várias entidades para discutir a implementação de medidas para reduzir as ocorrências criminosas, além de discutir também medidas preventivas e de combate a incêndios.

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta e o presidente da Associação do Centro Novo (Acena), Cláudio Júnior, agradeceram ao Batalhão pelo reforço do policiamento ostensivo, tanto durante o horário de funcionamento do comércio, como no período noturno, iniciado a partir da reunião anterior, ocorrida em março.

"A sensação de segurança é uma grande preocupação do Sindilojas. Além de coibir os roubos e os arrombamentos nas empresas, é importante garantir que os empresários e também as pessoas que frequentam o comércio se sintam tranquilas em circular pelo centro de Arapiraca", ressaltou Wilton Malta.

Cláudio Júnior afirmou que a adoção de medidas complementares adotadas pelo município e pelo estado podem tornar a segurança pública mais eficiente. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hibernon Albuquerque, e para a sub-secretária da pasta, Sandra Alves Bezerra, ele solicitou a reativação do videomonitoramento, a implantação da zona azul e o reforço de agentes de segurança nas praças Manoel André, Bom Conselho e Marques da Silva.

"Precisamos também que o projeto Ronda no Bairro seja efetivado. Já faz alguns anos que estamos esperando por isso e a informação que temos é de que está tudo pronto para começar a funcionar, faltando apenas algumas assinaturas", falou para José de Macedo, secretário executivo da Governadoria do Agreste.

Macedo confirmou que restam apenas pequenos detalhes para que o Ronda no Bairro seja implantado em Arapiraca e garantiu que levará todas as demanas dos empresários até o governador Paulo Dantas, com quem teria um encontro nesta quinta-feira (13). O secretário ressaltou também a importância da reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública, para para aproximar os orgãos de segurança e do governo das entidades da sociedade civil na discussão para a redução da violência.

Também estiveram presentes na reunião o juiz Alberto de Almeida e o promotor Maurício Wanderley, que trataram de adolescentes e de pessoas em situação de rua que são apontadas como responsáveis por furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais.

O sub-comandante do 3º Batalhão, Major Ribeiro afirmou que a Polícia Militar têm feito esforço para intensificar o policiamento no Centro e que a redução de casos de arrombamento a estabelecimentos comerciais é resultado do policiamento e abordagens feitos durante a madrugada na região comercial. Ele explicou que esse trabalho deve se tornar ainda mais eficiente quando a PM retomar a confecção dos termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) e mais uma vez reforçou a necessidade de os empresários fazerem registro de ocorrência.

"Vários desses casos de arrombamento a estabelecimentos comerciais a gente ficou sabendo por meio das redes sociais porque o proprietário sequer registrou boletim de ocorrência. Então não temos como traçar estagégias para coibir esse tipo de crime se não temos dados das ocorrências", enfatizou.

O tenente Moraes também destacou a necessidade de os empresários investirem em segurança e justificou que os estabelecimentos que possuem apenas fachada de vidro acabam se tornando alvos fáceis de arrombamento. "Estamos fazendo a nossa parte, mas os empresários precisam se conscientizar que também precisam investir em segurança", disse. Já o tenente Willams, que comanda guarnições durante a madrugada aproveitou a reunião para solicitar incremento no pagamento dos policiais que atuam na Força Tarefa.

Uma nova reunião para tratar da segurança do comércio foi marcada para o dia 26 de abril.

Incêndio


Além da segurança pública, a reunião serviu também para discutir a prevenção e o combate a incêndios na região do Centro de Arapiraca. Segundo o presidente do Sindilojas, fogo em postes de energia e até mesmo casos de incêndios em estabelecimentos comerciais é motivo de preocupação, principalmente porque a maioria dos hidrantes que existem no comércio não estão funcionando.

Marcos Costa e Denylleydson, que estavam presentes representando a Casal, informaram que são necessárias obras de readequação na rede de água para que os hidrantes possam ter pressão de água suficiente para ser usada no combate a incêndios. Já o comandante do Grupamento dos Bombeiros Militares de Arapiraca, major Leonardo Amorim Ferreira, afirmou que é necessário também garantir a mobilidade dos veículos de combate a incêndios e, por conta disso reforçou a necessidade de o Corpo de Bombeiros avaliar o projeto arquitetônico do Centro Novo antes de as obras serem iniciadas.